Últimos detalhes para o Maceió Rosa estão sendo acertados

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/09/24MA-Reunião-Maceió-Rosa-17-768x512.jpgÚltimos detalhes para o Maceió Rosa estão sendo acertados

A Prefeitura de Maceió reuniu nesta terça-feira (24) representantes das secretarias municipais, instituições parceiras e organizações da sociedade civil para alinhar os últimos detalhes para o Maceió Rosa. A Campanha começa no dia 01 de outubro e trará um conjunto de atividades de mobilização para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama.

O lançamento do Maceió Rosa acontecerá em um café da manhã na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), órgão responsável por diversas da campanha. “A secretaria estará bem ativa durante a campanha. Na abertura, teremos uma roda de conversa com funcionárias que tiveram, superaram o câncer e estão curadas. Além de uma exposição de experiências exitosas que foram realizadas nas unidades de saúde. Durante todo o mês, nós vamos enfatizar a questão do câncer de mama: a detecção precoce e o tratamento”, diz Verônica Brandão, gerente de Atenção a Saúde da Mulher.

Marina Toledo, assessora especial de Políticas Públicas de Maceió, conduziu a reunião e apresentou a identidade visual da Campanha e a programação final. “Nós alinhamos os ajustes finais. Conseguimos articular parcerias para que os serviços sejam oferecidos de maneira mais eficiente”, explicou.

O Maceió Rosa, que acontece desde 2014, contabiliza 13.630 exames de mamografias realizados nos períodos da campanha. O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete mulheres no mundo, inclusive no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano.

Neste ano, a Prefeitura lançou uma chamada pública para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que tenham no estatuto social a definição de desenvolvimento de ações em prol das mulheres vítimas do câncer de mama. Dessa maneira, o Município assinou o termo de cooperação com a Casa Rosa e a Ong Renascer, OSCs que serão beneficiadas com os valores arrecadados com as vendas das camisas da campanha.

Para Mirta Melo, presidente da Casa Rosa, a campanha desse ano deverá superar as dos anos anteriores. “Sinto que há um engajamento maior das instituições apoiadoras para que a gente atinja um maior número de mulheres. Através da venda das camisas, queremos dar uma melhoria na instituição e para as mulheres que atendemos. Nós atendemos dois tipos de públicos. As mulheres mastectomizadas (que retiraram a mama) – hoje temos 65 mulheres que estão em tratamento ou já passaram pelo tratamento; e as necessitam de fisioterapia oncológica, psicólogas e enfermeiros. Também atendemos à população, focando na prevenção com exames”, explicou.

Além dos exames, a programação da campanha contará com atividades de esporte e lazer e feiras de serviços.

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Gabinete do Prefeito

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Redação

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