Pilar é a primeira cidade do país a implantar sistema de reconhecimento facial móvel

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/09/rsw_350h_263i_truecg_trueft_cover-1-1.jpgPilar é a primeira cidade do país a implantar sistema de reconhecimento facial móvel

A cidade do Pilar já foi considerada uma das mais violentas do país. Em 2016, a cidade ocupava a sexta posição nacional com uma média de 32,0 homicídios por 100 mil habitantes, segundo o Mapa da Violência. Atualmente, a cidade vive um novo momento. De janeiro a agosto de 2019, o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) registrou apenas seis homicídios no Pilar contra 20 ocorridos no mesmo período do ano anterior, o que representa uma redução de 73,91%.

Estratégias foram analisadas e colocadas em prática pelo prefeito Renato Filho. Nesta sexta-feira (20), o prefeito vai lançar o programa Pilar 360º que coloca Pilar como a primeira cidade do Brasil a implantar um sistema de reconhecimento facial móvel através de câmeras colocadas em um carro que será utilizado pela Guarda Municipal. Além disso, o sistema também vai analisar carros que foram roubados ou clonados.

O resultado dessa redução veio através de investimento na Segurança Pública por parte do Município e da parceria com o Governo do Estado. “O governador Renan Filho entregou o Cisp tipo 2 em agosto desse ano e já vemos que a situação na cidade é totalmente diferente do passado. Com o Cisp ganhamos mais segurança e integração entre as polícias”, disse o prefeito.

O carro será equipado com oito câmeras, sendo uma de reconhecimento facial de 360 graus, três câmeras de reconhecimento de placa de carro e 4 de monitoramento. Além disso, drones vão sobrevoar a cidade para fazer o monitoramento. “O projeto é piloto e feito pelo próprio município. Antes nós tínhamos uma cidade completamente insegura e com vários homicídios, mas isso ficou no passado. Hoje a situação é outra e isso tudo é fruto de investimento”, completou o gestor.

Com esse sistema implantado será possível verificar os foragidos da Justiça que estão na cidade, além dos carros clonados ou roubados. “Solicitamos os dados ao Detran e a SSP, mas também fizemos um pedido para termos acesso aos bancos de dados nacional”, explicou Renato.

O carro vai contar com as telas de monitoramento e a Central que ficará sob responsabilidade da Guarda Municipal. “Com esse sistema vai ser gerado um alerta que vai dizer se alguém foi identificado ou qual a situação do carro. É a primeira cidade do Brasil a ter reconhecimento móvel”, finalizou Filho.

Para apresentar como vai funcionar o sistema, o prefeito vai realizar um café da manhã para a imprensa e logo após, a apresentação do programa.

Local: Restaurante Dona Berna

Horário: 8h30

Data: 20/09 (sexta-feira)

___

Cada Minuto

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate