Verificação de dados do Sisagua vai até 4 de outubro

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/09/laboratorio-analise-agua-5.jpgVerificação de dados do Sisagua vai até 4 de outubro

A Assemae alerta que a Secretaria de Vigilância em Saúde Ambiental, do Ministério da Saúde, emitiu comunicado no qual solicita a verificação e adequação dos dados de controle da qualidade da água inseridos no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) desde janeiro de 2014. Eventuais correções de dados devem ser realizadas pelos serviços de saneamento até o próximo dia 04 de outubro.

A verificação das informações submetidas ao Sisagua considera a divulgação de notícias sensacionalistas, por parte de veículos de imprensa, que inquietaram a população sobre a suposta presença de agrotóxicos na água para consumo humano. As reportagens tiveram uma interpretação equivocada da base de dados consultada no Sisagua.

Para evitar novas conclusões precipitadas, a Secretaria de Vigilância em Saúde Ambiental solicita agora a verificação das informações alimentadas pelos usuários das fontes de água, sejam elas públicas ou particulares.

Atenta à importância de manter a qualidade da água e priorizar a saúde da população, a Assemae acompanha de perto este debate. Em julho, a entidade participou de reunião técnica no Governo Federal para padronizar a interpretação dos resultados de substâncias químicas encontradas na água. Na ocasião, a Assemae foi representada pela diretora do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Senador Firmino (MG), Fernanda Heleno.

____

Ascom Assemae

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate