Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação é criado em Maceió

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/09/nq_img_noticia164458date2019-08-07id7491.jpgConselho de Ciência, Tecnologia e Inovação é criado em Maceió

Conforme consta no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira (02), a Prefeitura de Maceió cria oficialmente o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI). A criação do órgão, que possui natureza deliberativa, consultiva e propositiva, tem o objetivo de mobilizar, estudar, formular e propor estratégias e ações para promoção da ciência, tecnologia e inovação, bem como acompanhar sua implementação. Na mesma edição, o DOM também traz os nomes dos 18 membros titulares e de seus suplentes.

A implementação do CMCTI está de acordo com a Lei Municipal nº. 6.902, de 26 de Junho de 2019, que institui a Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, dispondo sobre mecanismos para estímulo à inovação, à economia criativa, ao empreendedorismo, à pesquisa e qualificação científica e tecnológica.

O CMCTI terá a seguinte estrutura: conselho pleno, secretaria executiva e comitês técnicos, composto por representantes de órgãos do Poder Público municipal e entidades da sociedade, todos indicados com respectivos suplentes, nomeados pelo prefeito Rui Palmeira. Os membros se reunirão a cada três meses. A primeira reunião do Cmcti ocorrerá no prazo máximo de 30 dias contados a partir da publicação do ato de nomeação dos membros.

“Ele é a instância participativa que vai dar voz e espaço para a efetivação da política pública de inovação do Município de Maceió, essa é a grande importância do conselho. São 18 membros divididos em três grandes grupos que representam paritariamente a tríplice hélice. O primeiro grupo é o poder público municipal, onde a Prefeitura tem cinco cadeiras, e a Câmara Legislativa, com uma. O segundo grupo representa o setor produtivo com seis assentos ocupados pela Associação Comercial, Federação do Comércio, a OAB e outras instituições. A outra hélice é composta pela academia, representada por algumas instituições de ensino superior”, explicou Íria Almeida, secretária do Gabinete de Governança (GGOV).

A posse dos membros do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) acontecerá dentro do MCZ Play, evento que será realizado no final de setembro. “A ideia é levar o Conselho para um evento que trabalha com a inovação, economia criativa, negócios de impacto. A primeira reunião ordinária também será marcada durante o MCZ Play, para que os trabalhos comecem de fato”, disse Íria Almeida.

____

Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate