É melhor dormir ao lado de um cachorro do que de um homem, aponta estudo

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/08/cachorro-pode-dormir-na-cama.pngÉ melhor dormir ao lado de um cachorro do que de um homem, aponta estudo

Você já deve ter ouvido a seguinte frase: Tem bicho que parece gente! E quando os pets chegam a um novo lar, eles dominam a casa. Tornam-se membro da família e cultivam uma relação de lealdade com seus donos.

O apego é tão grande, que não é difícil encontrar relatos de tutores que dizem dormir com seus animais de estimação. A prática de compartilhar a cama com cachorros e gatos pode ter ganhado um incentivo extra para convencer os céticos, a permitir e a aceitar a ideia como algo costumeiro e normal.

Isso porque um estudo feito pela equipe do Canisius College, em Buffalo (EUA), com 962 voluntárias, apontou que mulheres que dividem a cama com cachorros desfrutam de um sono de melhor qualidade do que mulheres que dormem com homens. O que você pensa disso?

As mulheres que dormem com cães afirmaram ter um sono mais profundo e relaxante, além dos animais fornecerem uma sensação de conforto e segurança maior que os homens. Mas calma, apesar da resposta ser positiva, a maioria das participantes ainda afirma dormir junto de um humano: ao todo 57% das entrevistadas.

Outras 55% declararam dividir a cama com ao menos um cão, e 31% delas com ao menos um gato. Aliás, os felinos parecem não fazer tanto sucesso. As mulheres que afirmam dormir com gatos relataram uma qualidade de sono pior, assemelhando-se aos daquelas que dormem com um homem.

O fato é que dormir com o seu cachorro possui bem menos contra indicações que os remédios indutores do sono. Esses causam risco de morte maior do que o uso de drogas ilícitas, segundo pesquisas publicadas no American Journal of Public Health.

A líder da pesquisa do Canisius College, Christy Hoffman, chegou a afirmar, na época, que pretendia realizar o estudo com homens que dormem com os animais de estimação. Será que o resultado seria uma “revanche”?

O lugar perfeito

Se levarmos em consideração os dados da pesquisa do colégio de Buffalo (EUA), dormir com o animal de estimação virou hábito para os humanos e para os animais. Dormir “agarradinhos” estimula a relação afetiva e de confiança entre o pet e o tutor. O que é ótimo, mas precisa de atenção, especialmente, quando se trata de saúde.

Manter vacinas, vermífugos, proteção contra pulgas e carrapatos, e as visitas ao médico veterinário em dia, contribuem para evitar que as pessoas possam ser prejudicadas por conta de verminoses, alergias, ou ainda, a transmissão de ectoparasitas.

Mas se esse não é o seu caso e dividir a mesma cama com o seu animal de estimação está fora de cogitação, investir em uma boa cama para o seu amigo cão pode lhe render muitos lambeijos. A rotina do seu pet é bastante agitada e, assim como você, ele leva os afazeres muito a sério e ao final do dia, relaxar em local apropriado o ajudará a recarregar a energia.

Por isso, tenha em mente na hora de escolher a melhor cama para o seu companheiro de quatro patas, o tamanho e peso do animal, se o material não causa alergias, e o local onde a cama será deixada.

Caso a escolha não seja o quarto, ambientes como cozinha e sala de estar são espaços que conservam uma temperatura estável, o que os torna locais mais agradáveis para o cão dormir. Mas lembre-se, uma vez acostumado com um determinado lugar, seja na sua cama ou na dele, o hábito precisa ser mantido, afinal, alternar entre diferentes recintos pode levar o bichinho a entender como uma punição.

Estando atento às observações para manter a saúde dos humanos e animais da casa, é hora de aproveitar a companhia um do outro. Ter um animal de estimação pode surtir efeitos positivos na rotina.

A ciência aponta, por exemplo, que ter um cachorro ajuda a diminuir o estresse. Donos de cães e gatos já demonstraram melhora de problemas como dores de cabeça e resfriados.

O seu amigo peludo, inclusive, pode ajudar você a manter um corpo mais jovem, estimulando a prática de atividades físicas e mantendo preocupações bem longe da mente. Que tal adotar um novo amigo?

____

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate