Marcha das Margaridas pela luta das mulheres do campo acontece hoje (11)

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/08/marcha_das_margaridas133917.jpegMarcha das Margaridas pela luta das mulheres do campo acontece hoje (11)

A Marcha das Margaridas é um ato que leva as reivindicações das mulheres do campo para o centro do poder político brasileiro, a Esplanada dos Ministérios e o Congresso Nacional, em Brasília/DF. A manifestação oficial acontece tradicionalmente a cada quatro anos no mês de agosto. Este ano vai ter e elas sairão de várias regiões do Brasil rumo a Brasília, no domingo (11), para acampar na capital do País dias 13 e 14.

Organizada pela Confederação dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), a Marcha é construída continuamente durante o tempo que antecede o ato em Brasília, proporcionando formações políticas para as mulheres. Em Alagoas, neste ano, já ocorreram dois módulos de preparo à marcha. O último está previsto para depois da viagem das agricultoras. A formação é um instrumento de empoderamento feminino e de reconhecimento dos direitos das mulheres, razão pela qual conta com o apoio da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh).

Maior na América Latina

Em homenagem à líder sindical assassinada em 12 de agosto de 1983, Margarida Maria Alves, a Marcha das Margaridas foi criada em 2000 e se tornou um marco de luta por direitos iguais às mulheres da agricultura, sendo a maior ação organizada por trabalhadoras do campo, da floresta e das águas da América Latina. Margarida Alves foi eleita como símbolo dessa luta porque foi morta com um tiro no rosto, na porta de sua casa, na frente do seu filho e do marido, por defender os direitos dos trabalhadores frente aos usineiros e latifundiários paraibanos. À época, Margarida era presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande/PB.

____

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate