Sesau realiza mais de mil atendimentos na Grota do Cigano

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Moradores-receberam-preservativos-para-evitar-as-Infecções-Sexualmente-Transmissíveis_FOTO_Olival-Santos-2-1024x678-1.jpghttp://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Moradores-receberam-preservativos-para-evitar-as-Infecções-Sexualmente-Transmissíveis_FOTO_Olival-Santos-2-1024x678-1.jpgSesau realiza mais de mil atendimentos na Grota do Cigano

Aferição de pressão arterial e glicose, testes rápidos para sífilis e HIV, vacinas para atualização do calendário de imunização. Estes foram alguns dos serviços que a Secretária de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa Vida Nova nas Grotas, levou à Grota do Cigano nesta quinta-feira (8), resultando em 1.167 atendimentos.

Durante a ação também foram distribuídos preservativos masculinos e femininos, além de gel lubrificante. A prevenção, de acordo com a assessora técnica Elma de Araújo, ainda é o melhor caminho para evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). “A informação correta e a consciência do cuidado podem salvar muitas vidas”, disse.

Outros serviços ofertados às famílias da Grota do Cigano foram de caráter educativo. Por meio de palestras, os moradores da comunidade ficaram sabendo da importância de prevenir as IST, além de serem informados sobre os cuidados com a saúde bucal e o controle e identificação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zyka e chikungunya.

Para a dona de casa Selma Maria dos Santos, as ações levadas pela Sesau à Grota do Cigano foram importantes, principalmente porque ela pode atualizar o seu calendário vacinal. “Com as tarefas do cotidiano e as responsabilidades familiares, acabamos esquecendo de cuidar da própria saúde. A chance de receber as vacinas perto de casa foi maravilhosa”, ressaltou.

Maria Gorete Melo, também moradora da Grota do Cigano, aproveitou para trazer o neto de 11 anos para receber as vacinas e realizar testes de pressão e glicemia. “O cuidado com a saúde é importante e temos que estar sempre atentos, além de ensinar às nossas crianças a forma correta de fazer a higiene bucal”, salientou.

Ascom Sesau

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate