Sebrae realiza Diagnóstico de Maturidade da Gestão em empresas de Arapiraca

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/08/sebrae-ph.jpgSebrae realiza Diagnóstico de Maturidade da Gestão em empresas de Arapiraca

Cerca de 80 empresas atendidas pelo Sebrae em Alagoas localizadas no município de Arapiraca receberam, nessa última semana, o relatório com o Diagnóstico de Maturidade da Gestão (DMG) que tem o propósito de mensurar o Índice de Maturidade da Gestão (IMG) com base na metodologia e nos fundamentos do Modelo de Excelência Gestão® (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Essas empresas mapeadas participaram de dois Encontros de Negócios no agreste alagoano, nos meses de maio e julho, interagindo e fechando parcerias, vendas e negócios futuros.

O Diagnóstico de Maturidade da Gestão é um documento que reúne a avaliação detalhada da empresa e o desempenho dela, explicitando quais os pontos fortes e os mais frágeis que merecem atenção e podem ser melhorados. É o que destaca Seone Barbosa, analista do Escritório Regional do Sebrae em Arapiraca. Ela ainda enfatizou a importância do diagnóstico para os próprios analistas da instituição.

“As empresas receberam o relatório e identificaram o Índice de Maturidade da Gestão. Nesse mapeamento conseguimos sinalizar oportunidades de melhorias para o crescimento na gestão das empresas. Isso irá subsidiar as ações desenvolvidas pelos analistas do setor de relacionamento do Escritório de Arapiraca na indicação da melhor estratégia e solução para essas empresas”, afirmou Seone Barbosa.

Das 80 empresas participantes, 50% delas atingiram um IMG entre 30,05 e 50 pontos, equivalente ao nível intermediário 1. Outro registro foi que 37% das empresas estão no nível inicial de maturidade, entre 0 e 30,05 pontos. O nível intermediário 2 foi alcançado por 10% das empresas e que obteve um IMG entre 50 e 70,18 pontos. Mas apenas 3% estão em um nível avançado de gestão com um IMG entre 70,18 e 100 pontos.

A analista também falou sobre as próximas etapas após a realização do diagnóstico. “Os clientes, divididos em carteiras, serão acompanhados pelos analistas do escritório regional. Para isso, propusemos planos de ação individuais para cada cliente, para aqueles que querem entendem a necessidade de aplicar e desenvolver algumas das soluções disponibilizadas pelo Sebrae. Ainda iremos reunir as propostas de solução para cada negócio e contribuir no processo de melhoria da gestão da empresa. No próximo ano iremos fazer um comparativo para saber o que mudou nesses negócios”, destacou Seone.

A aplicação do Diagnóstico de Maturidade da Gestão e a realização dos encontros de negócios serão expandidos para outros municípios. No próximo mês de setembro, as ações serão feitas em 25 empresas de Palmeira dos Índios e em 10 do município de Batalha.

Todo o trabalho é baseado nos Fundamentos da Excelência do MEG, que são: Pensamento sistêmico; Aprendizado organizacional e inovação; Liderança transformadora; Compromisso com as partes interessadas; Adaptabilidade; Desenvolvimento sustentável; Orientação por processos e Geração de valor.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate