Ação Itinerante leva Cadastro Único ao Clima Bom

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/08/assisência-social.jpegAção Itinerante leva Cadastro Único ao Clima Bom

Promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió (Semas), a ação itinerante do Cadastro Único (CadÚnico) beneficiou famílias do bairro Clima Bom nesta quarta-feira (31). A ação foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região, de 9h às 13h, e mais de 50 pessoas foram atendidas.

Além de realizar o cadastro, a população também conseguiu fazer consultas pelo Número de Identificação Social (NIS), atualização cadastral e tirar dúvidas sobre programas sociais como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Bolsa Família.

Segundo a coordenadora do CadÚnico em Maceió, Stephanie Cavalcanti, a periodicidade das ações itinerantes na parte alta da cidade tem trazido um retorno positivo para a população. “Em alguns bairros, nós viemos mais de uma vez, e aqui já fizemos mais de 50 atendimentos. É importante manter essa frequência em bairros mais afastados do Centro da cidade, para facilitar a vida de quem não pode se deslocar até a sede, que fica no Poço”, ressaltou.

Para se inscrever no Cadastro Único, a família precisa ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos. É preciso que uma pessoa da família se responsabilize por prestar as informações de todos os membros da família para o entrevistador do CadÚnico. Esta pessoa – chamada de Responsável pela Unidade Familiar (RF) – deve ter pelo menos 16 anos e, preferencialmente, ser mulher. Após o Responsável Familiar fazer a inscrição no CadÚnico, os dados apresentados são analisados e, comprovando-se o perfil desta família como de baixa renda, é emitido o NIS num prazo de 15 a 30 dias.

De maio a julho deste ano, as ações itinerantes já realizaram mais de 1600 atendimentos, contemplando diversas regiões de Maceió. Nesta quinta-feira (01), outra ação do CadÚnico contemplará o Cras Bela Vista, localizado no Sítio São Jorge.

Ascom Semas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate