Torneio Leiteiro de Pau Ferro valoriza agricultura familiar

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/07/TORNEIO-LEITEIRO-3.jpegTorneio Leiteiro de Pau Ferro valoriza agricultura familiar

O 2º Torneio Leiteiro do Povoado Pau Ferro, que contou com apoio da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), foi encerrado no sábado (27) com muita animação. A festa mostrou a força, qualidade e capacidade de produção dos pequenos produtores de leite do município de Jacaré dos Homens.

O município foi o pioneiro na criação de torneios leiteiros da agricultura familiar. Na Associação dos Produtores de Leite de Pau Ferro, são 60 famílias de agricultores familiares associadas, dessas atualmente 38 produzem leite.

Para o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, o torneio é uma oportunidade de valorizar a atividade. “Eles preparam o animal durante o ano todo para nesse encontro. Para mostrar o que a vaca pode fornecer. A evolução é muito grande e no torneio tivemos produtores que evoluíram bastante de um ano para outro já aumentaram 20% a sua produção”, afirma Monteiro.

Ao todo, dez vacas e duas novilhas participaram o torneio. O primeiro lugar ficou com a vaca Taturi, do produtor José Fernando, que conseguiu 40 kg de leite/dia. Já na categoria novilha, quem se destacou foi o produtor Antônio Luan, com a novilha Maravilha, com 31 kg de leite/dia. “Isso aqui é a vida deles. O produtor espera o ano inteiro para isso aqui: para mostrar seu rebanho e festejar. Foram três dias de confraternização e eles esperaram o ano inteiro para esse torneio acontecer”, ressalta o técnico de campo da CPLA, Vanderlan Lima.

Todos os participantes foram premiados. Os primeiros lugares ganharam uma quantia em dinheiro e os demais produtores ganharam equipamentos para manejo e alimentação do animal. “A turma ficou muito animada nesse segundo torneio leiteiro. Ano passado fizemos em maio, mas esse ano foi agora em julho. Foi uma grande festa e o importante foi participar. Não podemos deixar de fazer esse torneio, fizemos ano passado o primeiro e continuaremos fazendo”, declara a presidente da Associação dos Produtores de Leite do Povoado Pau Ferro, Quitéria Andrade.

 

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate