Entenda a importância dos suplementos na vida dos esportista

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/07/Salto-livre.jpgEntenda a importância dos suplementos na vida dos esportista

Esporte e nutrição precisam andar juntos para garantir uma boa performance, além do bom funcionamento do corpo, principal ferramenta de qualquer atleta. Quando os exercícios são feitos de forma muito intensa, é normal que o praticante perca mais nutrientes do que o habitual, e por isso, precisa ingerir suplementos para reparar os esforços feitos pelos músculos. Isso serve também para quem pratica qualquer tipo de esporte apenas por hobby.

Muito se fala sobre alimentação adequada entre os esportistas e pouco se sabe sobre a funcionalidade e importância de cada alimento para a recuperação dos músculos e o quanto isso impacta na qualidade de vida de quem pratica esporte.

As maiores queixas de quem pratica esportes sem se alimentar de forma equilibrada e variada são fadiga, desânimo e emagrecimento com perda de massa magra.

Isso porque, quando o corpo não tem as vitaminas e minerais necessários para a recuperação do músculo – que sofre pequenas lesões durante os exercícios intensos -, ele começa a retirar energia de outro músculo. Esse fenômeno é conhecido como catabolismo muscular e tem grande impacto no bem-estar do atleta.

O mineral magnésio, por exemplo, é responsável pelo relaxamento muscular e prevenção da fadiga durante o exercício, evitando câimbras e espasmos involuntários. Sob condições de intenso impacto, é perdido com mais facilidade. Portanto, está entre os itens de suplementação necessários para os atletas. De forma natural, é possível ingerir magnésio por meio de folhas verde-escuro, nozes, abacate, banana, beterraba e derivados do leite.

O uso de complementos de nutrientes e calorias deficientes na alimentação diária de uma pessoa normal, é reconhecida e aceita pelo Conselho Federal de Nutrição. Porém, a forma mais adequada de manter os níveis adequados de vitaminas e minerais ainda é através dos alimentos.

Alguns esportistas têm uma perda muito grande desses componentes e precisam ingerir suplementos para equilibrar o aporte dos nutrientes necessários à recuperação do corpo. Somente um profissional de nutrição poderá orientar os atletas de forma correta para que se beneficiem da suplementação e tenham um melhor desempenho.

De acordo com estudos já divulgados, em geral é recomendado aos atletas profissionais um um multivitamínico completo com minerais e as vitaminas C e E, devido à sua capacidade antioxidante, que melhora o sistema imunitário. Mas atenção! É preciso ter o acompanhamento de um nutricionista desportivo que atenda individualmente às necessidade de cada indivíduo.

Segundo o American College of Sports Medicine (ACSM), a ingestão de suplementos de forma incorreta e acima da dose diária recomendada pode causar sérios danos ao organismo.

Afinal, os suplementos podem fazer mal?

Sim. Se as doses consumidas forem excessivas, podem ser tóxicas ao corpo. A pessoa pode apresentar distúrbios gastrointestinais, redução do colesterol bom (LDL), vômitos, diarréia, reações alérgicas, fadiga e até lesões renais e hepáticas.

Por isso, é importante fazer os exames de rotina e procurar um profissional da área para montar não só um plano alimentar, mas também indicar, quando necessário, o tipo e quantidade ideal de suplementação ideal para cada organismo.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate