Programa Educação Empreendedora do Sebrae leva oficinas e cursos para escolas do Sertão Alagoano

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/07/sebrae.pngPrograma Educação Empreendedora do Sebrae leva oficinas e cursos para escolas do Sertão Alagoano

Dando continuidade às ações do Programa Educação Empreendedora no Sertão Alagoano, o Sebrae em Alagoas iniciou, na última segunda-feira (15), o curso Crescendo e Empreendendo nos municípios de Água Branca, Canapi, Delmiro Gouveia, Mata Grande, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Santana do Ipanema e São José da Tapera. Com o objetivo de despertar as características do comportamento empreendedor nos jovens, o Crescendo e Empreendendo contará com 20 turmas, capacitando cerca de 740 alunos da rede estadual de ensino. O curso, que tem carga horária de 12h, seguirá até o dia 10 de agosto.

O Programa Educação Empreendedora no Sertão Alagoano já começou e esses alunos participarão também das “Oficinas sobre Propósito – Comece algo que faça a diferença”, o Curso Design Sprint com tema: negócios de impacto social e ambiental, além de realizarem uma exposição e feira das ideias de negócios que surgirão durante o desenvolvimento das ações.

Para professores, o Sebrae já realiza há algum tempo a aplicação do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) que visa estimular o empreendedorismo nas escolas públicas e particulares, dando oportunidade para as crianças e adolescentes vivenciarem o processo de empreender e vivenciar os desafios de uma pequena empresa, por meio de uma visão sustentável e criativa dos negócios. A metodologia do JEPP já foi repassada para professores de Delmiro Gouveia, Pão de Açúcar e São José da Tapera. Ainda desenvolvendo o tema com os professores, o Sebrae em Alagoas vai realizar o Fórum Sertanejo de Educação Empreendedora.

O programa abrange todos os níveis da educação, com ações para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), Instituto Federal de Alagoas (IFAL), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e parcerias com as prefeituras municipais da região.

De acordo com Danúbia Dantas, analista do Escritório Regional do Sebrae em Delmiro Gouveia, a ideia é implantar as ações do programa em mais municípios do Sertão. Ela também ressaltou a relevância da iniciativa para mudar a vida e trazer novos caminhos para os jovens da região.

“A grande importância do programa é mostrar que esses jovens podem ser protagonistas de suas histórias. O Sertão é rico em oportunidades principalmente na cadeia do turismo e da agricultura. Eles podem seguir vários caminhos na vida profissional e aprender o que é empreendedorismo pode fazer a diferença na maneira como eles podem perceber os desafios que o mundo do trabalho impõe naturalmente. Esses jovens estão construindo hoje o Sertão do futuro. O Programa Educação Empreendedora proporciona que eles se vejam como atores principais desse cenário”, concluiu Danúbia.

Apresentação

O Programa Educação Empreendedora foi apresentado no Sertão na manhã do último dia 10 de julho, no auditório do Escritório Regional do Sebrae em Delmiro Gouveia, com o Workshop “Empreendedorismo e Realização de Sonhos”, que contou com a presença de estudantes do ensino médio, professores e empresários.

O workshop contou com a apresentação de cases de empreendedores locais como fonte de inspiração: Delmiro Gouveia, jogadora de futebol Marta e da empresa Pisebem. Ocorreram diversas palestras, como “Movimento Empresa Junior”, ministrada por Fabrício Lima, da i9 Engenharia Jr; “Mindset de crescimento”, por Danúbia Dantas; “Empreendedorismo e realização de sonhos, do sertão para o mundo!”, caso de sucesso de Alisson Wendes, além da palestra “Juventude e o mundo empreendedor”, com o professor César Emanuel Alves.

Agência Sebrae Notícias

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate