Ecoponto é inaugurado no bairro da Santa Lúcia, em Maceió

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/07/Eco-ponto.jpegEcoponto é inaugurado no bairro da Santa Lúcia, em Maceió

Mais um Ecoponto foi inaugurado em Maceió. A partir desta segunda-feira (15), o bairro da Santa Lúcia conta com um espaço para o descarte adequado de resíduos recicláveis e volumosos, a exemplo de metralha da construção civil, restos de poda de árvore e móveis ou eletrodomésticos sem utilidade.

Este é o segundo ecoponto inaugurado neste ano. Com ele, a capital fica com quatro espaços de descarte em funcionamento. Os outros três ficam na Pajuçara, Dique Estrada e Tabuleiro do Martins.

O terreno onde o ecoponto foi construído foi doado por uma construtora após uma parceria com o Ministério Público do Estado (MP-AL) e a prefeitura. O promotor Alberto Fonseca, do Núcleo de Meio Ambiente, disse que a construtora pretende investir em um empreendimento na região e o local para descarte de resíduos será muito importante para os moradores.

Fonseca destacou que mais de 18 inquéritos foram instaurados sobre a questão de resíduos sólidos no município. “A administração será feita pelo município e ele estará aberto para receber os resíduos. Aqui está equipado para o recebimento dos maiores resíduos, como os da construção civil”, afirmou.

O ecoponto fica localizado na Avenida Osvaldo Ramos 2, no conjunto Jardim Petrópolis, por trás da Tupan Construções. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

No local, a população e os carroceiros que fazem transportes na região poderão realizar o descarte de pequenos volumes (até um metro cúbico) de resíduos de construção civil, restos de poda e material inservível e volumoso – como móveis e eletrodomésticos em desuso.

O novo equipamento também contará com o cadastro de carroceiros da região para incentivá-los a levar os resíduos e, como recompensa, de acordo com as viagens realizadas por mês, receber cestas básicas.

De acordo com o superintendente municipal de Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Acioli Torres, o ecoponto é uma forma de reduzir o descarte inadequado de resíduos em vias públicas, evitando os chamados pontos de lixo crônico.

“Diariamente realizamos a coleta de 700 toneladas de resíduos. Deste volume, mais de 700 toneladas são provenientes do descarte irregular em pontos de lixo crônico. Então, com os ecopontos, conseguiremos reduzir a quantidade de resíduos em vias públicas. Temos quatro ecopontos e estamos trabalhando para beneficiar outras regiões da cidade”, ressalta o superintendente.

 

___
G1

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate