Rádio Difusora foi tema apresentado por estudantes da Ufal no Intercom NE 2019

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/06/WhatsApp-Image-2019-06-29-at-18.54.32.jpegRádio Difusora foi tema apresentado por estudantes da Ufal no Intercom NE 2019

Graduandas do curso de Jornalismo apresentaram a reportagem “A Pioneira: 70 Anos da Rádio Difusora de Alagoas” no maior evento de comunicação do Nordeste, o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) que esse ano aconteceu em São Luís do Maranhão. A produção trata-se sobre a história da Rádio Difusora de Alagoas, que foi a primeira do estado e completou 70 anos em 2018. A reportagem trouxe os depoimentos de vários personagens que passaram pela rádio, como locutores, cantoras, apresentadores e dirigentes.

O trabalho foi produzido pelas estudantes do curso de Comunicação Social (Jornalismo) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Milenna Alves e Ingryd Rodrigues que produziram a reportagem com o intuito de resgatar as memórias da Difusora e mostrar a importância da rádio não só para a comunicação local, mas para a cultura alagoana também, com a descoberta de novos artistas locais, por exemplo.

“Eu gosto muito de rádio, e desde que entrei no curso de Jornalismo conheci um pouco sobre a Rádio Difusora nas disciplinas de rádio, e sempre tive interesse em produzir algo sobre. Cheguei para a Ingryd e falei da vontade em fazer a reportagem sobre os 70 anos da Difusora e ela dividia desse desejo também”, explicou a estudante, Milenna Alves que apresentou sua produção no Expocom.

Reportagem venceu o prêmio Expocom

O Trabalho foi apresentado na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), que é destinada a trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação e acontece dentro do próprio Intercom. Já o prêmio Expocom trata-se de um prêmio destinado aos melhores trabalhos.

A produção alagoana levou o prêmio na categoria: Reportagem em Radiojornalismo (avulso). Cada categoria tinha no máximo 5 trabalhos concorrendo, no seguimento que as estudantes levaram o prêmio, havia apenas dois concorrentes, incluindo a Ufal e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), com um trabalho sobre a cobertura colombiana das eleições brasileiras.

Milenna ressaltou sobre a importância do auxílio da Ufal na ida dos estudantes ao congresso: “A nossa ida, com o transporte disponibilizado pela Ufal, foi de grande representatividade para a pesquisa dos estudantes de comunicação da universidade. Muitos artigos foram apresentados, e expocom’s em outras categorias, o que enriqueceu a experiência dos alunos que estão pesquisando e produzindo na nossa universidade. Conseguimos apresentar nossas produções e somar para as pesquisas e experimentos de comunicação do Nordeste”, concluiu.

As estudantes representarão o Nordeste na etapa nacional do Intercom que acontecerá em Belém.

Ascom Ufal

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate