Parlamento discute planejamento, financiamento e gestão do Hospital da Mulher

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Deputada-Jo-Pereira.jpghttp://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Deputada-Jo-Pereira.jpgParlamento discute planejamento, financiamento e gestão do Hospital da Mulher

Em sessão realizada nesta sexta-feira, 28, a Assembleia Legislativa de Alagoas realizou a 2ª rodadas de discussão sobre o planejamento, financiamento e gestão do Hospital da Mulher. A sessão foi de iniciativa da deputada Jó Pereira (MDB), com o objetivo de levar à sociedade as providências adotadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) sobre as demandas resultantes da primeira discussão, realizada em novembro do ano passado.

“É importante dizer que na primeira rodada de diálogo nesta Casa, a Sesau propôs um cenário de funcionamento do Hospital da Mulher e, pelo que temos tomando conhecimento, algumas colocações feitas naquela oportunidade, foram modificadas”, lembrou Jó Pereira, acrescentando que diante da proximidade de inauguração do hospital, prevista para agosto deste ano, foi de extrema importância retomar as discussões sobre o tema. “Saber o papel de cada ente e a responsabilidade da entidade é importante para que possamos cobrar, procurar, propor, inclusive, sobre o funcionamento do Hospital da Mulher”, destacou Jó Pereira.

Durante a plenária foram cobradas questões como: quais os recursos investidos – valores e fonte?; prazo de entrega e previsão de início de funcionamento para atendimento à população?; qual o papel da Uncisal?; quais os procedimentos que serão ofertados?; previsão de custeio mensal?; e como será feita a contratação de funcionários?.

Coube ao secretário Executivo de Ações da Saúde da Sesau, Paulo Teixeira, a apresentação do Plano Operativo da nova unidade hospitalar, localizada ao lado da Maternidade Escola Santa Mônica, na Avenida Comendador Leão, Poço. De acordo com ele, a unidade está com 98% das obras concluídas, deverá ser entregue até o final do mês de agosto e será gerida pela Sesau, tendo a Uncisal como cogestora. Contou ainda que para a construção do Hospital da Mulher estão sendo investidos recursos na ordem de R$ 32 milhões e que, após concluído, ofertará 127 leitos.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, que também participou da sessão especial, observou que a construção do Hospital da Mulher é um marco histórico em Alagoas, tendo em vista que será o primeiro hospital voltado, exclusivamente, ao atendimento da mulher. “Teremos um centro obstétrico, um cuidado especial para a mulher portadora de câncer e 14 ambulatórios. O Hospital da Mulher vai trabalhar em complementação ao que vem sendo realizado pela maternidade Santa Mônica”, contou Ayres, acrescentando que está trabalhando para equipar o hospital. No que diz respeito a recursos humanos, o secretário informou que fará um processo seletivo simplificado, cujo edital deverá ser lançado nos próximos dias e, até o final do ano, realizará um certame para atender toda a saúde pública do Estado, já que outros quatro hospitais públicos estão por ser concluídos.

A sessão contou ainda com a participação da vice-reitora da Uncisal, Ilka do Amaral Soares; representante da OAB/AL, Wagner Paes Cavalcante Filho; a secretária Executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Sylvana Medeiros; conselheira Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (Cedim), Mara Rita; conselheiro Estadual de Saúde, Francisco René Leite Gondim; e a médica infectologista Mardjane Lemos.

Ascom ALE

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate