Rui Palmeira e Renan Filho ainda não conversaram sobre o Pinheiro

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/06/WhatsApp-Image-2019-06-27-at-10.22.21.jpegRui Palmeira e Renan Filho ainda não conversaram sobre o Pinheiro

O governador avisou, em conversa com jornalistas, no dia 7 deste mês, que iria ligar para Rui Palmeira. A ideia era é marcar uma conversa com o prefeito sobre a possível atuação em conjunto de governo e prefeitura nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, em Maceió.

Foi uma resposta do governo ao ofício enviado pelo prefeito pedindo ajuda. Um fato amplamente divulgado na mídia local.

De fato, confirma uma fonte próxima de Rui Palmeira, Renan Filho ligou no sábado, 8, para marcar uma reunião para o domingo, 9 ou para a segunda-feira, 10, pela manhã.

Houve desencontro no telefonema, feito por uma secretária do governador.

Acompanhando a esposa que se submetia a exames em outra cidade, Rui só voltaria para Maceió na segunda a tarde, período em que Renan Filho viajaria para Brasília – onde participou, no dia 11, de uma reunião de governadores sobre a inclusão dos Estados na proposta de reforma da Previdência que está tramitando na Câmara dos Deputados.

“Com o desencontro, eles ficaram de voltar a se falar após o retorno do governador”, relata a fonte.

Após duas semanas reunião entre Renan Filho e Rui Palmeira ainda não foi marcada.

O imbróglio

Em maio, o prefeito encaminhou ofício ao governador com um pedido de ajuda para solucionar a situação dos moradores tanto dos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, afetados pela atividade de mineração da Braskem. Documentos com teor semelhante também foram encaminhados a secretários estaduais.

Na entrevista, Renan Filho disse que vai ligar para Rui. “Nesse momento, muito mais do que ofício, a gente tem que estar junto. Depois desse anúncio de hoje eu vou pessoalmente ligar para o prefeito de Maceió, para o ministro da Integração Nacional, o ministro de Minas e Energia para fazer chegar ao presidente, para que a gente atue integradamente”.

O governador disse ainda, à época, que “o Governo do Estado estará pronto para utilizar todas as suas possibilidades para ajudar a Prefeitura, o Governo Federal e para ser ajudado por eles para que a gente trabalhe para dar solução ao bairro do Pinheiro, que é um caso atípico”.

Nos ofícios protocolados pelo prefeito, ele ressalta que há riscos de desabamentos que implicam, por sua vez, em “riscos diretos à integridade da população”. Ele também fala da incapacidade do município em ofertar soluções para a população.

“A incapacidade e a gravidade da situação e seus desdobramentos econômicos e sociais evidenciam, no entanto, a incapacidade técnica, financeira e de pessoal desta municipalidade. De fato, a administração municipal vê-se incapaz de ofertar, sozinha, as soluções necessárias à resolução da problemática enfrentada pela comunidade local”.

O documento pede a intervenção do Estado para tentar agilizar a liberação dos aluguéis sociais para as mais de duas mil famílias que vivem nas áreas de risco.

Blog do Edivaldo Junior

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate