​Escola na parte alta de Maceió recebe premiação do projeto MPT na Escola

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Com um Rap que retrata a importância de se viver a infância, escola Pedro Suruagy conquistou 8º lugar nacional na categoria Música, na edição 2018 da premiação; procuradora do MPT destacou importância das escolas nas ações de conscientização

Alunos e professores da Escola Municipal Pedro Suruagy, na parte alta de Maceió, participaram, na manhã desta terça-feira, 4, da cerimônia de premiação do projeto MPT na Escola – promovido pelo Ministério Público do Trabalho. A unidade de ensino conquistou o 8º lugar nacional na categoria Música, na edição de 2018, com um Rap que retrata a importância de se viver a infância.

A escola Pedro Suruagy foi uma das unidades municipais de ensino de Alagoas, juntamente com cinco escolas do município de União dos Palmares, que se destacaram por fomentar a participação de crianças e adolescentes em ações educativas de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil – objetivos do MPT na Escola. Participaram da disputa alunos de ensino fundamental de 386 municípios de 11 estados e do Distrito Federal, com trabalhos literários, artísticos e culturais voltados à temática da exploração do trabalho na infância.

Durante a cerimônia, a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Virgínia Ferreira, fez a entrega oficial da placa que simboliza a conquista da escola na premiação nacional. Juntamente com representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), diretores e professores da escola, a representante do MPT também entregou aos estudantes os certificados de premiação no projeto.

Segundo a procuradora, o caminho de conscientização sobre os perigos do trabalho infantil tem que passar pela escola. “O MPT apoia a continuidade desse projeto para que a sociedade se envolva na temática do trabalho infantil e consiga quebrar os mitos que cercam a exploração de crianças e adolescentes. Precisamos refletir e conscientizar a todos sobre esses perigos, e o caminho é por meio da escola, com ações educativas que mostrem a alunos, pais e comunidade a importância de se viver a infância em sua plenitude”, explicou Virgínia Ferreira.

Para a secretária-adjunta da Semed, Maridalva Campos, a parceria com o MPT foi fundamental para reforçar a missão diária pela importância da educação. “Para alcançar qualquer profissão, o cidadão tem que estudar, é por meio da escola que ele poderá ser o que quiser. Essa é a maior contribuição que a criança pode levar para sua casa”, ressaltou Maridalva.

A coordenadora de Centros e Núcleos da Semed, Ticiane Bentes, explicou que as ações do projeto contribuíram para a identificação e direcionamento dos casos de exploração. “O apoio do MPT só vem a fortalecer nosso trabalho porque também contribuiu para identificarmos os casos de trabalho infantil na comunidade escolar e direcionar os casos de forma correta, por meio da articulação com outros órgãos de proteção à infância e adolescência, para que a criança tenha sua proteção garantida”, explicou.

Durante a cerimônia, os estudantes Thiago Miquéias Viera dos Santos, Ana Vitória da Silva, Diogo Hélio Costa Martins, Luan Vítor de Souza Senna e Taísa Alexandra Alves da Silva apresentaram o Rap “Ser Criança Todo Dia” – música que levou a escola ao prêmio. Clique aqui e confira o vídeo dos alunos cantando o Rap.

União dos Palmares vence em 5 categorias

Além de Maceió, o município de União dos Palmares foi destaque no MPT na Escola. Com um curta-metragem produzido por alunos da Escola Padre Donald Robert Macgillivray, o município de União dos Palmares conquistou o terceiro lugar no prêmio nacional.

Além de ficar entre os três melhores trabalhos na categoria Curta-metragem, União dos Palmares também foi destaque em outras produções: a escola Maria Mariá de Castro Sarmento recebeu o 9º lugar na categoria Conto; a escola Elizabete Santos foi 5ª colocada na categoria Desenho; a escola João Costa também recebeu a 5ª colocação, na categoria Esquete Teatral; e foi 8ª colocada na categoria Poesia, com a escola Jairo Correia Viana.

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