Central de Tratamento de Resíduos de Maceió é destaque nacional

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/06/maceió-central.jpegCentral de Tratamento de Resíduos de Maceió é destaque nacional

Considerada uma das mais modernas do Brasil, a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) da capital se tornou destaque nacional nesta quarta-feira (05). No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Maceió apresentou o case de gestão da concessão pública realizada pela Prefeitura de Maceió para a administração da CTR e os avanços em relação ao tratamento dos resíduos coletados. A apresentação aconteceu na manhã de hoje em Salvador, na Bahia, e foi feita pelo titular da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Gustavo Acioli Torres. O gestor foi convidado pela BandNews para falar sobre o trabalho durante o seminário “BandNews Discute: Cidades Inteligentes – Gestão de Resíduos”.

Gustavo Torres, secretário de Desenvolvimento Sustentável. Foto: Erik Salles

Realizado pela rede televisiva em parceria com a União dos Municípios da Bahia, o evento discutiu e expôs cases de gestão de sucesso no país entre a administração pública e a iniciativa privada, mostrando os exemplos não somente de Maceió, que foi colocada como referência neste tipo de concessão, mas também de Curitiba, Sergipe, da Bahia e do Espírito Santo.

“É com muita satisfação que participamos em Salvador do seminário promovido pela BandNews, um grato convite em reconhecimento ao trabalho que vem sendo feito na gestão da CTR e que representa a visibilidade nacional aos avanços em relação ao manejo dos resíduos até a destinação final. Apresentamos todos os dados, do funcionamento da concessão pública até os estudos avançados para o reaproveitamento de resíduos, como o tratamento do chorume para reuso e restos de poda. Trata-se de um equipamento público de grande importância para a cidade, onde o funcionamento é completamente seguro e sem danos ao meio ambiente conforme já constataram os órgãos fiscalizadores”, destacou Gustavo Acioli Torres.

Conforme ressaltou o titular da Sudes, a participação de Maceió no evento também se deve ao fato da capital alagoana ter sido uma das primeiras do Brasil a encerrar o lixão conforme estabeleceu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em 2010. Segundo a organização do seminário, a apresentação dos cases buscou contribuir com a discussão sobre a importância da destinação adequada do lixo produzido pelos municípios e auxiliar os prefeitos das quatrocentas e dezessete cidades do estado da Bahia a por em prática a lei que proíbe o descarte de resíduos em lixões.

 

Ascom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate