Inscrições para o Encceja aumentam em 75%

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Reprodução.jpgInscrições para o Encceja aumentam em 75%

O Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja) teve um crescimento de 75% no total de inscritos de 2019 na comparação com a edição de 2018. Foram 2.973.375 inscrições neste ano e 1.695.607 no anterior. A prova é aplicada para obter a certificação de conclusão no ensino fundamental ou médio, voltada para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada.

Os dados foram divulgados hoje (4), em Brasília, pelo Ministério da Educação. Os inscritos fazem a prova no dia 25 de agosto em 611 municípios.

Alexandre Ribeiro Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), afirma que a ampliação da divulgação é um dos pontos que levam ao aumento no número de inscritos. “Atribuímos a maior divulgação do Encceja ao maior conhecimento por parte da população e ao apoio das secretarias estaduais. Além disso, percebemos que o cidadão está buscando uma certificação para melhorar sua condição de empregabilidade”, declarou.

A certificação do ensino médio é a mais procurada pelos inscritos no Encceja, esses são 78% dos que realizarão a prova. Para o ensino fundamental, a procura é de 21,6%. As mulheres são a maioria nas duas modalidades, respectivamente 51,5% e 53%.

A faixa etária entre 21 a 30 anos é de 972.076 inscritos, o segundo maior grupo é de 31 a 59 anos (859.497). A maior concentração no ensino fundamental é entre 31 a 59 anos (298.962) e 21 a 30 anos (177.754).

São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná são os estados com maior número de inscritos. A prova disponibiliza atendimentos específicos, os mais solicitados são os de lactante gestante e idosos.

Segurança
O presidente do Inep alertou que a segurança será reforçada na edição do exame. Se algum equipamento eletrônico emitir sinal sonoro durante a prova, o candidato portador será eliminado.

“Nesse ano, se algum aparelho emitir sinal sonoro durante a aplicação da prova o candidato será eliminado. É muito importante que o candidato tome cuidado com seus aparelhos. Aquele aparelho que, mesmo desligado, por exemplo, toque um despertador, é preciso ter cuidado porque se tocar ele será eliminado”, explicou. Os lanches também serão revistados.

Provas e certificação
Para obter o certificado de ensino fundamental através do exame é preciso ter a idade mínima de 15 anos completos até a data da prova. O certificado do ensino médio pede idade mínima de 18 anos.

Os candidatos passam por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha. Uma redação também é parte da prova. A nota mínima exigida para obtenção do certificado é de 100 pontos nas provas objetivas e cinco pontos na redação.

Existem dois usos para os resultados: alcançar a nota mínima dá direito à certificação de conclusão do ensino. Quem alcança a nota mínima em apenas uma das provas, pode solicitar declaração parcial de proficiência.

__
Agência Brasil

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate