Davi Davino pode ser o novo prefeito de Maceió, aponta pesquisa

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/05/davi-davino-filho2-2.jpghttp://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/05/davi-davino-filho2-2.jpgDavi Davino pode ser o novo prefeito de Maceió, aponta pesquisa

Encomendada por um grupo de vereadores da capital, a nova pesquisa Ibrape promete esquentar os bastidores políticos em Maceió.

Realizado no último final de semana com cinco mil eleitores, o levantamento aponta tendências para as eleições do próximo ano e confirma o favoritismo dos três primeiros colocados.

O deputado federal João Henrique Caldas (PSB) lidera no voto estimulado com 24%, seguido do procurador geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, com 19% e do deputado estadual Davi Davino Filho, com 13%.

Em relação à pesquisa anterior, divulgada no dia 27 de março passado, as posições se mantiveram. Mas JHC, que tinha 29% caiu cinco pontos, enquanto Alfredo Gaspar que tinha 13% cresceu seis pontos. Davi Davino manteve os mesmos 13%.

A novidade em relação ao levantamento anterior foi a inclusão do nome de Ronaldo Lessa, que agora aparece em quarto na disputa, com 8%.

A pesquisa testou também outros nomes. No “segundo pelotão”, Cabo Bebeto ficou com 3%, mesmo percentual de Tereza Nelma; Dudu Ronalsal, Maurício Quintella e Kelmann Vieira tivaram, cada um, 2%; Francisco Sales, Marcelo Palmeira, Rafael Tenório e Ricardo Barbosa ficaram cada um, com 1%. Indecisos 9%, brancos e nulos 1%.

Enxugando

Numa simulação com um número menor de candidatos, o “primeiro pelotão” ganha pontos. JHC vai a 26%, Gaspar a 20%, Davino a 14% e Lessa a 10%. Entre os demais candidatos apenas o Cabo Bebeto melhora a desempenho e vai a 4%.

Afunilamento

Como em qualquer eleição, a tendência é que as candidaturas comecem a afunilar daqui por diante. Nesse cenário, Davi Davino, ganha fôlego para viabilizar uma candidatura capaz de enfrentar JHC e Alfredo Gaspar.

O deputado ainda não sinalizou publicamente se será ou não candidato. Mas já se sabe que conseguiria reunir apoios na Assembleia Legislativa de Alagoas e na Câmara de Vereadores de Maceió, além de alguns nomes da bancada federal.

A viabilidade de sua candidatura será testada mais à frente. Para isso não poderá “descolar” do primeiro pelotão.

JHC, que segue como favorito, tem a seu favor o bom desempenho nas eleições de 2018, uma forte presença nas redes sociais e o apoio do senador Rodrigo Cunha, que se fosse candidato lideraria a disputa no cenário atual. Seu nome não foi incluído na pesquisa, no entanto, porque ele já avisou que não vai disputar a prefeitura nas próximas eleições.

Alfredo Gaspar segue como uma promessa. Com o crescimento nas pesquisas, terá de se posicionar politicamente antes do que pensa. Poderá buscar o apoio de um grupo forte ou ir disputar sozinho. Mas deve jogar a decisão para abril do próximo ano. Até lá, deve continuar com o nome sendo alvo de várias especulações. E a pergunta, já feita nas eleições passadas, é se ele deixará ou não o Ministério Público para testar o nome nas urnas.

De resto, não dá para desprezar o potencial dos outros candidatos, especialmente Ronaldo Lessa, Cabo Bebeto e Tereza Nelma, que mostraram bom desempenho nas urnas de Maceió em 2018 e são nomes que podem ser viabilizados dependendo da formação de grupos e de estratégias eleitorais.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate