Vinte e seis restaurantes de Maceió participam do maior evento de gastronomia do mundo

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/05/breno-gama-eo-3.jpgVinte e seis restaurantes de Maceió participam do maior evento de gastronomia do mundo

Começou nesta quinta-feira (16), o maior o festival gastronômico do Mundo. O “Brasil Sabor’’ tem o objetivo de valorizar a gastronomia brasileira, estimulando os restaurantes a criarem novas receitas utilizando técnicas de preparo e ingredientes locais. O evento acontece simultaneamente em todos os estados brasileiros. Em Alagoas, 26 restaurantes todos localizados na capital participam do festival.

Este ano, o Festival chega à sua 14ª edição, mantendo como tema a campanha “Original do Brasil”. Entre os dias 16 a 31, centenas de restaurantes de todo o Brasil estarão mostrando suas criações para os consumidores.

O evento acontece simultaneamente em cada restaurante. O festival oferece a oportunidade de degustar pratos especialmente criados para o evento. Onde estabelecimento criou uma receita inspirada em técnicas, temperos e ingredientes originalmente brasileiros. Ainda para esta edição do Brasil Sabor. Além disso, os pratos variam de R$ 20 a R$ 50 a depender do estabelecimento e uma das novidades para este ano é desconto de até 30% entre segunda e quinta-feira durante todo o Festival.

Os pratos e estabelecimentos que estão participando do evento podem ser conferidos no site www.brasilsabor.com.br. Cabe lembrar que os valores dos pratos informados no site estão sem o desconto que será dado em cada restaurante.

Para o chef e proprietário do restaurante Maria Antonieta, Breno Gama, o evento é importante tanto para incentivar os chefes na criação de novos pratos como para se ter um feedback com os clientes. “É muito legal porque nos dá a oportunidade de criar novos pratos, inserir no cardápio. Como também nos ajudar a saber qual a receptividade do cliente. Por exemplo, criamos especificamente para ser apresentado durante o festival – se for aceito entra para o nosso cardápio, como já aconteceu em outras edições. Se não for não fica”, conta o chef.

A gerente executiva comercial da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel), Mônica Bonfim, disse que além do evento valorizar as criações gastronômicas local, também é a oportunidade de divulgação de cada casa participante. “Este festival não só vai atrair como também fidelizar a clientela. O foco é opinião do público e divulgar ações e boas práticas, sendo um forte canal de comunicação com a sociedade”.

Arena Gastronômica chama atenção de quem passeia no Maceió Shopping

Dentro do Festival Brasil Sabor acontece a 7ª da Arena Gastronômica, no Maceió Shopping, que segue até o próximo domingo (19). No espaço, chefes vão ensinar a preparar os pratos criados para o festival.

No Arena Gastronômica, chefs ensinam pratos criados para o festival (Foto: Edilson Omena)
“Este espaço faz parte do Brasil Sabor e acontece há sete anos sempre neste shopping. Por aqui, os chefes vão apresentar as criações. O evento é gratuito, mas os interessados devem fazer uma inscrição para participar da aula”, explica Mônica Bonfim, acrescentando que cada chef tem que levar 30 degustações que é o número de pessoas inscritas em cada aula.

Mônica lembra que todos os restaurantes participantes são associados da Abrasel e se inscrevem para participar do evento.

PÚBLICO

A dona de casa Maria Valdemir estava passeando e o estande lhe chamou a atenção. “Espaço me chamou atenção, então vim me certificar sobre o que era. Como gosto de participar de ventos gastronômicos me interessei. No Festival de Inverno de Garanhuns têm uns eventos assim. É sempre bom a gente aprender mais”.

O mesmo aconteceu com a técnica em nutrição Geovana Luz. “Estava no shopping e vi o estande. Interessei-me de imediato. Procurei saber como fazia para participar. Estou amando. É muito bom tanto para quem já trabalha com isso como para quem desejar fazer em casa mesmo novas receitas”.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), que é parceira do evento, acrescenta que o festival é muito importante para divulgar a culinária alagoana. E que, além disso, atrai os turistas movimentando a economia local.

 

____

Tribuna Independente /Lucas França

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate