9ª Expoalagoas Genética integra pecuária do Nordeste

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/05/mangalarga-_expoalagoas.jpeg9ª Expoalagoas Genética integra pecuária do Nordeste

A Expoalagoas Genética exposição promovida pela Associação dos Criadores e Alagoas (ACA), entrou esse ano para o quadro das principais pistas de julgamento e feiras da pecuária nordestina. No calendário do primeiro semestre a exposição conseguiu reunir num só lugar as principais competições das raças santa Inês, com a Exposição Brasileira; do gir e girolando, recebendo a etapa final da Mega Leite e o 7º Campeonato Nordestino do Mangarlarga Marchador.
Durante a cerimônia de abertura realizada nesta quarta-feira, 15, na Casa do Criador, o presidente da ACA, Domício Silva, comemorou os primeiros resultados da exposição. “O parque tá lotado de animais, e vem sendo unânime entre todos os jurados de pista a qualidade do rebanho e do plantel de equinos. Isso mostra a força alagoana que não só exporta, mas que consegue influenciar o setor no Nordeste” definiu o presidente da ACA.
Destaque no cenário nacional, a exposição alagoana trouxe para o Parque da Pecuária, em Maceió, criadores da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e do Piauí. O evento, segundo a visão do pecuarista e vice-presidente da Federação das Indústrias de Alagoas, Zezinho Nogueira, possibilita a integração entre diferentes cadeias produtivas do Nordeste.
“Exposição muito importante para o desenvolvimento do mercado, sendo o ponto alto que apresenta ao público o que de melhor a Região produz. Além de integrar todo Nordeste, a feira serve como espaço de discussão de problemas, investimentos e avanço genético”, pontuou Nogueira.
O sucesso da genética alagoana no Nordeste, segundo o secretário executivo da Pasta Estadual de Agricultura, Henrique Soares, contou com investimentos públicos feitos através de programas de melhoramento genético.
“Há muitos anos o estado escolheu o caminho do desenvolvimento genético com a transferência de embriões e inseminação, trabalhando para que a genética e a produção aumentem tanto em carne quanto em leite. Temos animais frutos desses programas que produzem 40 litros de leite por dia, por exemplo. A Expoalagoas vem justamente para mostrar ao mundo o potencial que Alagoas possui”, frisou.

Programamação
Nesta quinta-feira, 16, a Expoalagoas Genética abriu suas pistas de julgamentos para bovinos gir leiteiro e para raça mangalarga marchados. O primeiro julgamento contará com mais de 200 animais e o segundo levará ao Parque da Pecuária o total de 160 equinos, respectivamente. Uma das novidades do dia foi a exposição de aves com animais exóticos e raras. Nesta sexta-feira, 17, as atividades da Expoaloagoas Genética serão retomada a partir da 8h com julgamentos de ovinos, bovinos e equinos. A partir das 14h30 a pista central do parque recebe as competições do Campeonato Organact de Três Tambores.

O Leilão Alagoas Santa Inês abre as atividades do Recinto de Leilões Ulisses Cansansção nesta sexta-feira, 17. O evento oferta 23 lotes de ovinos dos rebanhos Titara, Cativa e Varrela. A batida do martelo tem início às 19h. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a Agreste Leilões através do número (82) 3036-7070.
A entrada para visitar a 9ª Expoalagoas Genética custa R$ 5,00. A Exposição segue até domingo, dia 18

____

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate