Desemprego atinge 16% em AL no 1º trimestre de 2019, diz IBGE

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/05/pessoas-anadando-no-centro-de-Macei´o-1.jpgDesemprego atinge 16% em AL no 1º trimestre de 2019, diz IBGE

Alagoas tem a segunda maior taxa de pessoas que não estão trabalhando e desisitiram de procurar emprego do país, são 16% de desalentados, classificação dada a esse grupo pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento também mostra que a taxa de desalentados, que são as pessoas que não estão trabalhando e desistiram de procurar emprego, ficou em 16%, a mesma registrada nos meses finais de 2018, mantendo o estado como o segundo pior do país neste índice.

O IBGE também apresentou o percentual das pessoas com 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência como conta própria. Alagoas tinha 26,3% dos trabalhadores nesta situação. Enquanto 64,9% dos trabalhadores tinham carteira assinada.

O Distrito Federal apresentou o menor índice de trabalhadores sem carteira (19,6%), e Amazonas, o maior (35,5%).

Em relação ao percentual de pessoas ocupadas na semana de referência como empregado do setor privado, mas sem carteira assinada, Alagoas fica em uma posição intermediária em relação aos outros estados do país, com 33,4%. O Maranhão registrou o maior índice neste quesito (49,5%).

A taxa de desemprego média no país nos 3 primeiros meses do ano subiu para 12,7%, conforme já divulgado anteriormente pelo órgão. O desemprego no trimestre encerrado em março é o maior desde o trimestre terminado em maio de 2018. São 13,4 milhões de desempregados no país, ante um universo de 12,1 milhões no último trimestre do ano passado.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate