Casa da Arte conserva legado de Edna Constant e promove cultura em Alagoas

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/04/201904261317_8e08cc8bb2.jpgCasa da Arte conserva legado de Edna Constant e promove cultura em Alagoas

Esta é uma história de resistência. Não é de hoje que a arte e a cultura são sinônimos de luta e, na conjuntura atual, está cada vez mais difícil promovê-las. Não é à toa que a Casa da Arte – a modesta galeria localizada na Garça Torta – reuniu 20 artistas para iniciar a pauta anual de exposições de 2019, revelando à comunidade a intensidade e pluralidade da arte alagoana.

Intitulada de “1ª Coletiva Edna Constant de Artes Visuais”, a mostra terá abertura na próxima terça-feira (30), às 19h. A data escolhida é especial, afinal, caso ainda estivesse viva, dona Edna, a idealizadora da casa, estaria completando 86 anos.

Localizada na rota do turismo do Litoral Norte de Maceió, a pequena casa de taipa centenária, de N°185, destaca-se das demais da Rua São Pedro, no famoso bairro da capital, classificado pelos moradores como “o paraíso das águas” – Garça Torta.

Talvez seja a arquitetura simples ou mesmo as cores convidativas que ressaltam o charme da galeria. Mas, o certo é que o conteúdo da ‘casa’ é ainda mais interessante do que todo esse conjunto citado. Há 36 anos, a galeria é agente de transformação social e democratização da arte.

Dona Edna, a homenageada, sempre esteve à frente do processo curatorial da galeria, afinal, além de ter sido uma grande entusiasta da arte, ela idealizou, concretizou e cuidou com muito esmero da galeria, que hoje tem um rico acervo e já foi ‘morada’ de mais de 80 exposições temporárias.

No entanto, em julho de 2018, a Casa da Arte perdeu o seu maior bem. Dona Edna faleceu aos 85 anos, deixando o legado para o seus filhos, o também artista plástico, Tito Mendes e a médica, Anna Constant.

Hoje, Tito está à frente das organizações da casa e, em especial, assinando a curadoria da “1ª Coletiva Edna Constant de Artes Visuais”, que é a primeira exposição a ser lançada após o falecimento de dona Edna. Desde então, a galeria sempre esteve aberta com uma mostra do acervo da casa, mas, só agora, está recebendo uma ‘repaginada’.

“É incrível perceber o carinho que as pessoas têm pela casa. A minha mãe construiu algo muito sólido e prazeroso. Hoje, sei que dona Edna me deu à luz duas vezes: uma naturalmente, quando eu nasci, e a outra quando ela me deu a oportunidade de me colocar dentro de uma casa rodeada por arte. É como se, agora, é ela estivesse dizendo:: ‘toma luz de novo'”, disse o artista, referindo-se à continuidade do legado de sua mãe.

A casa sempre foi um espaço democrático, nunca cobrou dos visitantes, nem dos artistas para a promoção da arte. O acesso é gratuito e a manutenção da casa é custeada pela família de dona Edna. Além de receber obras de artistas famosos, sempre deu espaço para o novo, abraçando novatos na área e, inclusive, incentivando a populares da região ao contato com a arte e a cultura.

“Em 1997, minha mãe iniciou um trabalho social com a comunidade da Garça. Nessa época, despertamos para o fato de que seria interessante que a população local entrasse na galeria não apenas como espectadora, mas, sim, como agentes de transformação da própria comunidade. Ou seja, deixaram de ser coadjuvantes e começaram a participar diretamente das atividades da casa”, informou Tito, lembrando que, à época, produziram diversas oficinas artísticas com os moradores da Garça, o que resultou em exposição.

Hoje às obras também compõem o acervo da galeria.

Agora, a “1ª Coletiva Edna Constant de Artes Visuais” reúne obras de 20 artistas que produzem nas mais diversas técnicas e suportes. A intenção do curador é que a mostra se repita anualmente, na mesma data, em homenagem àquela que regeu e deu sentido à Casa da Arte.

São eles: Celso Brandão, Siloé Amorim, Cleide Oliveira, Francisco Oiticica, Lula Mendes, Pablo de Luca, Juarez Cavalcanti, Luciano Aguiar, Claudia Gordon, Mirna Maracajá, Tatiana Marchenko, Irene Duarte, Tayra Macedo, Amanda Rodrigues, Tito Mendes, Suel Cordeiro, Lula Nogueira, Paulo Caldas, Agelio Novaes, Gustavo Lima, Delson Uchoa e Persivaldo Figueiroa.

Na oportunidade, será lançado o curta-metragem “A Flor da Casa”, de autoria de Regina Barbosa, que narra a trajetória da galeria e da dedicação ao sensível por dona Edna Constant.

SERVIÇO

Abertura: terça-feira (30)

Horário: às 19h

Local: Casa da Arte, Rua São Pedro, 185 – Garça Torta, Maceió

Valor: gratuito

Mais informações: (82) 3355-1149 | perfil do evento no Facebook

Período de visitação: 30 de abril a 30 de maio

Gazeta Web

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate