Beleza encoberta: projeto resgata autoestima de ex-moradoras de rua

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/04/02042019-Projeto-Beleza-Encoberta-Editada.jpghttp://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/04/02042019-Projeto-Beleza-Encoberta-Editada.jpgBeleza encoberta: projeto resgata autoestima de ex-moradoras de rua

Com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida e cidadania para pessoas em situação de vulnerabilidade social, os equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) atuam possibilitando o acesso da população a serviços, benefícios e projetos assistenciais.

O Projeto Beleza Encoberta realizou um dia de beleza para mulheres assistidas pela Semas.

No começo de abril, mulheres atendidas na Casa de Passagem Familiar participaram de um ensaio fotográfico. A ação faz parte do Projeto Beleza Encoberta, que tem como objetivo abordar de forma dinâmica e lúdica a discussão sobre a construção social e a valorização da mulher em situação de rua no município de Maceió.

O Projeto Beleza Encoberta realizou um dia de beleza para mulheres assistidas pela Semas.

Segundo a repórter fotográfica Pei Fon, responsável pelas fotos, a fotografia é uma forma de guardar memórias e trabalhar a aceitação individual. “A fotografia vem para ajudar na autoestima e para lembrar aquela mulher que ela pode se cuidar e se aceitar da forma que ela é, sem entrar nos padrões estéticos impostos pela sociedade. De certa forma, a fotografia trabalha a aceitação do próprio eu. Cada pessoa tem sua beleza, e a foto ajuda na construção dessa auto-imagem que nos faz lembrar quem nós somos e que fazemos parte do mundo”, disse.

O Projeto Beleza Encoberta realizou um dia de beleza para mulheres assistidas pela Semas.

Antes de serem fotografadas, as mulheres ganharam um dia de beleza no salão Fik Chick, localizado no bairro Pajuçara.

Segundo a psicóloga da Casa de Passagem Familiar, Malba Cavalcante, esses eventos são importantes porque proporcionam para essas mulheres em situação de rua formas de reaver e renovar a autoestima. “Em geral, essas mulheres são muito fragilizadas pela condição em que estão inseridas e sofrem com a violência desde a infância. Então percebemos que elas não se sentem mulheres na maior parte do tempo. O projeto vem justamente para soerguer essas mulheres, reavivar a autoestima delas e fazer com que elas se sintam incluídas na sociedade”, explicou.

O Projeto Beleza Encoberta realizou um dia de beleza para mulheres assistidas pela Semas.

De acordo com a usuária da Casa de Passagem Familiar, Miriam Maria, de 21 anos, que participou do projeto, as atividades a fez sair da rotina. “Foi diferente do que estamos acostumadas. Eu me senti feliz em poder me cuidar. Só havia ido num salão de beleza uma vez e foi bom poder estar lá com elas”, relatou.

O Projeto Beleza Encoberta realizou um dia de beleza para mulheres assistidas pela Semas. Maceió

A Casa de Passagem Familiar é uma unidade da Semas que proporciona acolhimento provisório para famílias em situação de rua e desabrigo e fica localizada no bairro do Centro.

 

 

____

Ascom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate