Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é comemorado com ações e lançamento de aplicativos em Maceió

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/04/semana-do-autismo.jpegDia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é comemorado com ações e lançamento de aplicativos em Maceió

A Associação de Amigos do Autista de Alagoas-AMA-AL vai promover, do dia 1 a 8 de abril, várias ações para comemorar o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado no dia 2 de abril. O evento será realizado em parceria com o Parque Shopping e o Instituto Federal de Alagoas- IFAL.

Estão previstas atividades, exposições e o lançamento de aplicativos voltados para o autismo, no Parque Shopping, localizado no bairro de Cruz das Almas. O tema da exposição será: O mundo do autista é o nosso. Conhecer e Adaptar.

Na terça-feira, dia 2 de abril, serão lançados os aplicativos ABC AUTISMO FRUTAS, ABC AUTISMO TRANSPORTES, ABC AUTISMO ANIMAIS, 123 AUTISMO, que estarão disponíveis na Play Store e Apple Store. Cada aplicativo contém 40 atividades direcionadas e personalizadas, com elementos gráficos educativos bastante atrativos para o autista.

Todos os aplicativos são frutos de projetos envolvendo a parceria IFAL e AMA-AL, sob coordenação da professora e pesquisadora Mônica Ximenes (IFAL/Campus Maceió), que é mãe de autista e presidente voluntária da AMA-AL. Ainda em parceria com o IFAL, a presidente da AMA-AL Mônica Ximenes irá apresentar os Módulos de Atividades Adaptadas, resultantes do projeto de extensão onde já contam com mais de 500 atividades diferentes, organizadas em módulos temáticos encadernados e plastificados.

Este ano a temática do Dia Internacional de Conscientização do Autismo, definida pela ONU será: Tecnologias Assistivas, Participação Ativa. “para muitas pessoas no espectro do autismo, o acesso a tecnologias assistenciais a preços acessíveis é um pré-requisito para poder exercer seus direitos humanos básicos e participar plenamente da vida de suas comunidades e, assim, contribuir para a realização dos ODS. A tecnologia assistiva pode reduzir ou eliminar as barreiras à sua participação em igualdade com as demais”. Trecho do texto da ONU de lançamento do tema.

Objetivos das Ações

O objetivo destas ações é divulgar a causa do autismo e conscientizar sobre esta síndrome que atinge cerca de 02 milhões de brasileiros. O intuito é disseminar conhecimento sobre autismo e apresentar as pesquisas e projetos de extensão em parceria IFAL e AMA-AL, que tratam do tema adaptação de materiais para uso no tratamento multidisciplinar da pessoa com autismo.

Programação:

01 a 08 de abril de 2019 Exposição no Parque Shopping.

Hora: 10h às 22h.

02 de abril 2019 Palestras Gratuitas no Parque Shopping.

Hora: 19h às 21h30.

19h00 – Tecnologia e Autismo (Profª Mônica Ximenes);

19h30 – Autismo e Inclusão Social (Psicóloga Neide Calazans);

20h30 – Autismo e os desafios da comunicação (Fonoaudióloga Tábatta Martins)

Durante a semana em comemoração ao dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, os atendidos pela AMA-AL estarão junto aos profissionais responsáveis realizando atividades em diversos locais (praia, shopping, parque, lanchonete, cinema) da cidade de Maceió, mostrando que eles são capazes de participar ativamente da sociedade, fazendo uma semana diferente para eles.

______
TNH1

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate