Deputada do MDB será independente ao governo Renan Filho

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/03/ALE.jpgDeputada do MDB será independente ao governo Renan Filho

O discurso veio no mesmo dia em que circularam rumores sobre uma eventual composição de Renan Filho (MDB) com a família Pereira. Da tribuna da Assembleia Legislativa de Alagoas, a deputada estadual Jó Pereira (MDB) avisou, em tom crítico ao governo, que será independente.

“Repetidas vezes, comentei que não é salutar ser de oposição por oposição ou situação por situação. O primeiro comportamento por ser injusto, em muitas das vezes, e assim atrapalhar os trabalhos do Executivo, que foi escolhido em processo democrático pelo povo alagoano”, declarou a deputada, acrescentando que “Alagoas precisa exercitar menos palanques e mais gestão”.

O governador teria oferecido a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) num encontro com Joãozinho Pereira, considerado chefe político da família.

Os Pereira apoiaram a reeleição de Renan Filho, mas deixaram o governo no episódio e que antecedeu a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa, com a exoneração do ex-prefeito Fernando Pereira da Secretaria de Assistência Social.

Em seu discurso, Jó Pereira parecia repercutir a informação de um site local: “Mas também não sou situação por ver contemplados amigos, conhecidos e ou familiares na estrutura do Governo. Esses são colaboradores convidados pelo chefe do Executivo ou por seus secretários, ou até indicados pelo grupo que, com orgulho, faço parte, mas no sentido de colaborar com o sucesso do governo e não para pautar minha atuação parlamentar”, argumentou.

Em outras palavras, Jó promete continuar independente em relação ao governo, mesmo que o governador nomeie amigos ou parentes seus para cargos no Executivo.

Ajustes partidários

Se confirmada a Semarh para os Pereira, o governador deve encontrar outra Secretaria para acomodar o PRTB. A bancada do partido na ALE, que tem quatro deputados, é considerada hoje mais alinhada com o Palácio dos Palmares do que o próprio MDB. O partido do governador tem seis parlamentares, mas ao menos 3 seriam independentes. Alguns nomes do PRTB estavam contados para assumir cargos na Semarh.

Versão oficial

O discurso da deputada foi registrado pela assessoria de comunicação da ALE. Veja:

Jó Pereira reafirma independência de seu mandato parlamentar

Da tribuna da Casa, na plenária desta quinta-feira, 28, a deputada Jó Pereira (MDB) reafirmou a independência de seu mandato no Parlamento alagoano. Ela disse que, na Assembleia Legislativa, tem demonstrado seus pensamentos, convicções e prioridades à favor de todos os alagoanos. Jó Pereira disse que, entre suas atribuições no Legislativo, não está a política de fazer oposição por oposição ou situação por situação.

“Repetidas vezes, comentei que não é salutar ser de oposição por oposição ou situação por situação. O primeiro comportamento por ser injusto, em muitas das vezes, e assim atrapalhar os trabalhos do Executivo, que foi escolhido em processo democrático pelo povo alagoano”, declarou a deputada, acrescentando que “Alagoas precisa exercitar menos palanques e mais gestão”.

Contudo, Jó Pereira falou que não está se colocando como oposição ao Governo de Renan Filho. “Mas também não sou situação por ver contemplados amigos, conhecidos e ou familiares na estrutura do Governo. Esses são colaboradores convidados pelo chefe do Executivo ou por seus secretários, ou até indicados pelo grupo que, com orgulho, faço parte, mas no sentido de colaborar com o sucesso do governo e não para pautar minha atuação parlamentar”, justificou a parlamentar.

“Não somos executivos travestidos de parlamentares, mesmo que as bases cobrem tanto obras e ações de cada um de nós. Luto pela educação, pois sei que cidadãos informados pela instrução, sabem cobrar melhor de cada poder constituído”, declarou.

Em aparte, o deputado Davi Maia (DEM) se solidarizou com a colega de plenário e parabenizou-a pelo discurso. O presidente da Casa, deputado Marcelo Victor (Solidariedade), também elogiou a colega, classificando-a como “expoente da Casa de Tavares Bastos”.

Leia aqui, na íntegra: Jó Pereira reafirma independência de seu mandato parlamentar https://al.al.leg.br/comunicacao/noticias/jo-pereira-reafirma-independencia-de-seu-mandato-parlamentar
__
Redação

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate