Prefeitura inicia obras para construção de residencial na Orla Lagunar

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/02/Revitalização.jpghttp://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/02/Revitalização.jpgPrefeitura inicia obras para construção de residencial na Orla Lagunar

A Prefeitura de Maceió iniciou, nesta quinta-feira (28), as obras de revitalização da Orla Lagunar e de construção do Residencial Vilas do Mundaú. Serão 1776 unidades habitacionais que devem atender mais de 8 mil pessoas. O primeiro procedimento realizado é a fresagem asfáltica, para remoção do pavimento e preparação do solo para a base estrutural das edificações.

Serviço de fresagem teve início nesta quinta-feira e faz parte da revitalização da Orla Lagunar

O prefeito em exercício Marcelo Palmeira esteve na região para acompanhar de perto o início dos trabalhos. “Esse planejamento foi feito com muita seriedade. Nós contamos com parceiros do Governo Federal e com o apoio do ex-senador Benedito de Lira, que foi padrinho do projeto. Nosso objetivo é dar moradia de qualidade e decente para essas famílias. Uma obra significativa e marcante para nossa gestão”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Territorial de Maceió, Mac Lira, falou sobre o projeto. “Depois de um planejamento longo, assinamos contrato final de dezembro e agora começamos as obras. Procuramos o Tribunal de Justiça, o Juizado da Infância, a Procuradoria Regional do Trabalho e o Ministério Público Estadual, pois sem esse apoio a situação da comunidade não se resolveria. A Prefeitura apresentou um projeto singelo, mas ousado e obteve o apoio do Ministério das Cidades. Durante as obras, as pessoas continuarão trabalhando e vivendo aqui e só serão realocadas para os empreendimentos depois que eles estiverem completamente construídos. Seguimos avisando e orientando a população; os transtornos serão mínimos”, ponderou.

Prefeito em exercício Marcelo Palmeira e o secretário Mac Lyra durante início da revitalização da Orla Lagunar
O processo de fresagem deve durar cerca de três semanas e durante esse período, o trânsito na Avenida Senador Rui Palmeira, sentido Pontal, ficará em meia pista.

Carlos Jorge da Silva Santos é idealizador do projeto social Manda Ver e trabalha com os moradores da região. “Estou sem palavras. Esse é um dia único para nós. Tenho a experiência de ver meu povo numa situação subumana e, hoje, temos a esperança renovada. A gente fica feliz com essa mudança radical. Saindo da falta de estrutura para uma casa estruturada”, comentou.

“Não tem nem explicação. Até agora a ficha não caiu. Estamos no começo, mas o coração está a mil. É muita conquista, muita vitória. Vai mudar muito a vida de quem mora aqui”, falou a moradora Erika Menezes, que estava bastante emocionada com o início dos trabalhos de reurbanização da Orla Lagunar.

Obra

A obra prevê a revitalização e reurbanização da Orla Lagunar de Maceió, com a construção de 1776 moradias, para atender a população dos assentamentos Sururu de Capote, Mundaú, Muvuca e Torre, que hoje vive em condição subumana e degradante. Para o secretário Mac Lira, a obra dará uma nova cara para a orla e, acima de tudo, contribuirá para a melhoria da qualidade de vida daquela população.

Os recursos para a construção das novas unidades habitacionais e recuperação do território são do Programa Minha Casa Minha Vida e foram orçados em R$ 150 milhões. Além da construção de moradia e revitalização da região, está prevista a construção de escola, creche, posto de saúde, área de lazer e saneamento básico, que irá contribuir para a despoluição da laguna Mundaú.

Flávia Farias e Sarah Mendes / Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate