Guia de Serviços oferece informações sobre mais de 1700 serviços públicos de Alagoas

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/02/catálogo-online.jpgGuia de Serviços oferece informações sobre mais de 1700 serviços públicos de Alagoas

Catálogo on-line com informações sobre os serviços públicos disponibilizados em Alagoas, o Guia de Serviços já é referência quando o assunto é transparência no Governo e proximidade. Desenvolvido de forma colaborativa, o site já conta com dados de mais de 70 órgãos do estado. Coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o portal tem integrado os órgãos e entidades do Executivo e proporcionado mais facilidade aos cidadãos que buscam dados sobre os serviços públicos na internet.

“O intuito é justamente oferecer à população um canal confiável e atualizado, que evite que o cidadão dê viagens perdidas e o direcione ao local mais próximo de atendimento. Esse projeto vem sendo desenvolvido desde 2017, com uma parceria indispensável entre todos os agentes que trabalham por uma prestação do serviço público cada vez mais acessível em Alagoas”, explica o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplag, Thiago Ávila.

Atualmente, os dados sobre os serviços do Detran são os mais procurados pela população no portal. No Guia, estão disponíveis informações de cerca de 40 serviços prestados pelo órgão, entre eles, o de Transferência de Propriedade Legal de Veículos, Emplacamento, CNH Digital, Renovação da Carteira Nacional de Habilitação e Certidão de CNH.

“O Guia nos proporciona uma maneira diferente de disponibilizar as nossas informações na internet. Hoje, o usuário tem acesso a todas as etapas para os serviços, links, mapas, unidades de atendimento e tudo mais o que precisar para chegar até nós. Essa parametrização facilita muito a vida do usuário, é uma perspectiva diferente para o cidadão e que traz bem mais comodidade a todos”, afirma o representante do Comitê de Implementação do Guia de Serviços no Detran, Adailson Gomes.

Utilização

Com um layout intuitivo, a plataforma, que atualmente cataloga informações sobre mais de 1700 serviços públicos, traz dados como documentos necessários para a realização deles, endereço de atendimento, modelo de prestação (online ou presencial), entre outros. Ao acessar a ferramenta, é possível localizar as informações necessárias buscando o nome do serviço em questão, o órgão responsável ou, ainda, as unidades de atendimento que o oferecem.

Para o secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques Santos, o projeto reflete a construção coletiva dos órgãos e secretarias do Executivo, que vêm se empenhando em aprimorar estratégias para otimizar a prestação do serviço público em Alagoas.

“O Guia de Serviços é um forte instrumento de ampliação do acesso às informações de interesse público no estado. Por meio dele, temos conseguido dialogar mais facilmente com a população e proporcionar um canal que, sobretudo, tem trazido mais transparência e praticidade aos alagoanos. A expectativa é que a plataforma seja ainda mais aperfeiçoada daqui pra frente e que consigamos atender da melhor forma e por meio dela as necessidades dos cidadãos”, afirma o secretário.

Para ficar informado sobre os serviços do Governo, basta acessar http://servicos.al.gov.br/.

__
Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate