Governo de Bolsonaro é muito enrolado, diz Arthur Lira ao Terra

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/02/Deputado-Arthur-Lira-do-PP-de-Alagoas-Foto-Assessoria.jpgGoverno de Bolsonaro é muito enrolado, diz Arthur Lira ao Terra

A aprovação da reforma da Previdência e outros projetos de interesse do governo não vai andar na Câmara dos Deputados enquanto o Palácio do Planalto não resolver a relação com os parlamentares, especialmente os do chamado Centrão, bloco que assegurou a reeleição de Rodrigo Maia para a presidente da Câmara Federal.

Em reportagem do Portal Terra, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), um dos mais influentes líderes da Câmara dos Deputados tem cobrado em nome de seus pares diálogo e também os cargos do governo de Jair Bolsonaro (PSL).

“O problema é que esse governo não tem traquejo político e é muito enrolado”, afirmou o líder do PP, Arthur Lira (AL). “Se for para ministros escolherem as pessoas, nem precisa nada. Se vai para a subjetividade do ministro, tudo vai continuar do mesmo jeito.”, disse o deputado.

A declaração foi na reportagem do Portal Terra que trata da relação entre o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto.

Veja o texto:

Siglas pressionam Maia por cargos no governo

BRASÍLIA – Insatisfeitos com a falta de interlocução no Palácio do Planalto, líderes de partidos que reelegeram Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara já começam a cobrar a fatura política. Sob o argumento de que a demora do governo para liberar cargos e emendas pode se refletir no placar de votação, deputados pressionam Maia para que ele consiga convencer o presidente Jair Bolsonaro a “destravar” pelo menos as nomeações.

Nem mesmo o anúncio de que nos próximos dias o Executivo criará uma plataforma virtual, na qual deputados e senadores da base aliada poderão fazer indicações para o segundo escalão, serviu para acalmar os parlamentares. Nos bastidores, muitos deles tratam com ironia o novo modelo para selecionar quem ocupará as vagas nos Estados, batizado no Planalto de “banco de talentos”.

“Isso vai virar um show de calouros”, provocou o deputado Jhonatan de Jesus (RR), líder do PRB na Câmara. A plataforma a ser lançada pelo governo foi desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU) e estabelecerá critérios para as nomeações, como formação acadêmica e experiência na área. O discurso oficial é de que todo indicado precisará ser “ficha-limpa” para entrar na equipe. A seleção para a ocupação dos cargos será feita pelos ministros.

“O problema é que esse governo não tem traquejo político e é muito enrolado”, afirmou o líder do PP, Arthur Lira (AL). “Se for para ministros escolherem as pessoas, nem precisa nada. Se vai para a subjetividade do ministro, tudo vai continuar do mesmo jeito.”

Em conversas reservadas, deputados dizem que, se o endurecimento das exigências para nomeação valesse para todos, o ex-chefe da Secretaria-Geral da Presidência Gustavo Bebianno – demitido nesta segunda-feira, 18 – e o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, não teriam sido escolhidos. Os dois são alvo de investigação sobre financiamento irregular de candidaturas.

___
Blog do Edivaldo Júnior

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate