Base de apoio de Renan Filho deve ser menor na bancada federal

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/01/58169672_ec_rio_de_janeiro_rj_17-05-2016_forum_nacional_no_auditorio_do_bndes_na_foto_o_governa.jpgBase de apoio de Renan Filho deve ser menor na bancada federal

Por tradição, os governadores de Alagoas sempre tiveram apoio majoritário os três senadores e nove deputados da bancada federal do Estado.

No primeiro governo, Renan Filho seguiu a regra. Até o primeiro semestre do ano passado, tinha na sua base dois senadores e cinco deputados federais – além de dois federais alinhados ao governo que atuavam como “independentes”.

A oposição mesmo a Renan Filho ficou por conta do senador Benedito de Lira e dos deputados Arthur Lira e JHC.

Na nova bancada que assume a partir do próximo dia primeiro, a base de apoio do governador será menor.

Ele terá o apoio de apenas um senador e dos cinco deputados federais eleitos na sua coligação. Dois senadores e dois deputados devem fazer oposição. Mas a boa notícia é que ao menos dois deputados federais eleitos pela coligação de oposição – Severino Pessoa e Tereza Nelma – estão na linha de independência e abertos ao diálogo com o Palácio dos Palmares.

Por enquanto só houve iniciativa de conversas do governador com os deputados de sua base. Se vai continuar assim? O mais provável, no atual cenário, é que o governo alagoano precise ampliar sua interlocução com o governo de Jair Bolsonaro.

E bancada federal de Alagoas, embora seja uma das menores, que é sem dúvidas uma das mais influentes no Congresso Nacional poderá ajudar muito o governo do estado, prefeituras e outras instituições públicas e privadas a “abrir as portas” em Brasília.

Não custa lembrar: são apenas três senadores e nove deputados federais, mas o suficiente para ter nesse exato momento nomes com influência para disputar com chances de vitória a presidência da Câmara dos Deputados e do Senado ao mesmo tempo.

Blog do Edivaldo Junior

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate