Guardas municipais de Alagoas recebem certificado de operadores de armas de choque

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2019/01/b403e3c9dcb94e3d86bc2f4f80fdab96768x345.jpgGuardas municipais de Alagoas recebem certificado de operadores de armas de choque

A cerimônia aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Os 217 agentes da Guarda Municipal de Maceió que passaram pelo Curso de Operador de Dispositivo Elétrico Incapacitante receberam, na manhã desta quinta-feira (10), o certificado de qualificação.

O evento contou com a presença do secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, coronel Ivon Berto, do inspetor da Guarda Municipal, Jerônimo Barbosa dos Santos, e do representante da Condor, empresa fabricante dos equipamentos elétricos, Marden Santos.

No momento da entrega dos certificados, 22 dos alunos do curso foram escolhidos por amostragem e representatividade para serem agraciados de forma pública e tiveram seus nomes citados. O titular da Semscs falou sobre a importância e o objetivo da capacitação. “Estamos trabalhando para que a Guarda Municipal esteja mais preparada para defender a sociedade e proteger o cidadão”, disse.

O coordenador de Ensino e Instrução da Semscs, Alexandre Moreira, conduziu a cerimônia. “Nós entendemos que esse equipamento, com a capacitação que houve, vai proporcionar aos guardas municipais uma efetividade de segurança comunitária para o município”, afirmou.

O secretário Ivon Berto também afirmou que tem priorizado qualificar e estruturar toda a corporação para reforçar o trabalho de segurança comunitária. Ele agradeceu o apoio do prefeito de Maceió, Rui Palmeira, e destacou que desde sua criação há mais de 20 anos, essa é a primeira vez que a GMM recebe esses equipamentos e o treinamento para sua utilização. “Isso mostra a valorização desses homens e mulheres que trabalham pela sociedade. Reafirmo o que disse quando assumi essa pasta: os senhores e as senhoras, guardas municipais, são o futuro da segurança pública no Brasil”, afirmou.

Marden Santos, representante e consultor da Condor no Nordeste, falou sobre o nível alcançado pela Guarda Municipal de Maceió no cenário nacional. “É importante destacar que os guardas de Maceió, especificamente com relação às armas de choque, estão hoje no mesmo nível das principais Guardas do Brasil. Recentemente, os GMs do Rio de Janeiro e São Paulo fizeram esse mesmo treinamento”, destacou.

O GM Jabson dos Santos avaliou a capacitação dos agentes e a aquisição dos dispositivos incapacitantes. “O treinamento é de grande importância para nós. Tenho 20 anos de Guarda Municipal. Essa aquisição traz confiança e uma maior segurança para desempenharmos nossa função, visando melhor atender a população de Maceió”, contou.

O equipamento

Fabricada no Brasil pela Condor, a Spark Z 2.0 é um dispositivo elétrico incapacitante que emite pulsos elétricos a distância. O equipamento atua sobre o sistema neuromuscular causando contrações musculares, desorientação e queda, incapacitando temporariamente e permitindo a imobilização do agressor. A arma também pode ser usada em contato direto com a pele e qualquer utilização fica registrada na memória do equipamento, para averiguações posteriores.

____
Fonte: Correio dos Municípios

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate