O que Renan Filho fará: exonerar todos comissionados ou dar mais 30 dias aos secretários?

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/12/35993_ext_arquivo-2.jpgO que Renan Filho fará: exonerar todos comissionados ou dar mais 30 dias aos secretários?

O novo governo de Renan Filho começa cercado de incertezas, pelo menos para quem ocupa cargos de confiança no Executivo.

Nesse domingo, 30, começou a circular em grupos de Watsapp um texto extraoficial. Seria um comunicado interno do governo, com a informação de que o governador vai exonerar, de uma só tacada, todos os cargos de confiança.

Alguns sites chegaram a reproduzir o texto com uma versão diferente. Todos serão exonerados, exceto os secretários.

Nada faz muito sentido. Mas é fato quem ninguém sabe se fica ou sai do cargo depois de 1o de janeiro. Conversei com vários assessores do governador. Ninguém sabe dizer sim ou não. Estão todos tão desinformados como qualquer outro cidadão.

A aposta é que os atuais secretários ficam no cargo até o final de janeiro. Seria tempo suficiente para o governador conduzir as negociações em torno da eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa e para conhecer as primeiras medidas do governo de Jair Bolsonaro.

Mas posso assegurar que maioria dos secretários do governo não sabe se sai ou se fica. Todos eles estão, a essa altura, preparados para participar da posse do governador e em seguida a própria posse no próximo dia primeiro.

É claro que antes de sair de casa, recomenda-se a leitura do Diário Oficial do Estado. A próxima edição do DO pode vir recheadas de surpresas. Ou não.

Mais 30 dias?

O novo governo de Renan Filho deve começar com a mesma cara de hoje – literalmente. Se não houver mudanças de planos, todo o atual secretariado será mantido até o final de janeiro, pelo menos.

A posse dos secretários foi marcada para o próximo dia 1o às 16h no Palácio Floriano Peixoto. Antes disso Renan Filho e Luciano Barbosa serão empossados as 15h na Assembleia Legislativa de Alagoas, em sessão solene que será comanda pelo presidente do Legislativo, Luiz Dantas.

Veja o “comunicado” sobre a exoneração que circula nos grupos de Watsapp:

“O Governador Renan Filho (PMDB), decidiu exonerar todos os cargos comissionados e revogar todas as portarias de funções gratificadas.

Apenas os secretários de estado não foram exonerados. As medidas foram tomadas para adequar as despesas com pessoal às disponibilidades financeiras do Tesouro Estadual.

O Decreto será publicado no dia 1° com as exonerações dos servidores e revogação das portarias de funções gratificadas. Segundo informações, foram feitas exceções considerando a necessidade de manter os serviços urgentes e indispensáveis à população, para o bom andamento do governo.

As nomeações para as as secretarias e órgãos da administração indireta que não estejam listados abaixo serão feitas já a partir do dia 2, conforme a necessidade para o funcionamento da secretaria ou órgão, segue abaixo a lista:

1) gabinete do governador;

2) gabinete civil;

3) vice- governadoria;

4) PGE;

5) SEFAZ;

6) SEPLAG, não incluindo a lotação genérica;

7) SESAU;

8) SEDUC e as funções gratificadas de diretores de escola;

9) SSP;

10) SEPREV;

11) SEADES;

12) POLÍCIA CIVIL;

13) ITEC;

14) AMGESP;

15) DETRAN;

16) IMA;

17) ADEAL; e

18) ALAGOAS PREVIDÊNCIA.

Blog do Edivaldo Junior

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate