Estudantes e representantes da Eletrobras apresentam resultados do projeto Luz do Saber

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/12/MARCA_ELETROBRAS_ALAGOASPrincipal.pngEstudantes e representantes da Eletrobras apresentam resultados do projeto Luz do Saber

Cerca de 300 crianças de municípios de todo o Estado se juntaram a seus professores e a colaboradores da Eletrobras Distribuição Alagoas, na tarde desta quinta-feira (6) no Centro de Convenções em Maceió, para apresentar os resultados obtidos pelo projeto Luz do Saber. Desenvolvido pela distribuidora desde 2011, o Caminhão-escola do projeto orienta alunos e capacita professores dando dicas de uso seguro e eficiente de energia elétrica, ética e integridade.

Os estudantes contaram com o rico material didático do Luz do Saber, que inclui modernos equipamentos, filmes educativos, maquetes interativas e experiências com eletromagnetismo, e desenvolveram projetos sobre o tema de eficiência energética nas próprias escolas, posteriormente levados para a sociedade e para suas famílias.

As apresentações incluíram versões das músicas Aquarela, Asa Branca e Xote das Meninas com as letras sobre o uso consciente de energia, poemas em cordel, brincadeiras, experimentos e até dramatizações lúdicas sobre o tema. Tudo feito com muita criatividade e demonstrando, de diversas maneiras, como as lições ensinadas pela Eletrobras foram absorvidas pelos alunos e desenvolvidas em suas comunidades.

“Com as dicas do projeto, abri o jogo com minha família: passei as orientações, e notamos uma redução de mais de 50% no nosso consumo”, afirma Raissa dos Santos, aluna da escola Nossa Senhora do Livramento, no município de Cajueiro. “A gente deixava muito a televisão ligada sem ter ninguém assistindo, deixava muitas lâmpadas acesas de dia e abria a geladeira sem necessidade. Agora durante as noites retiramos os eletrodomésticos das tomadas para economizar também”, explica.

O estudante Leonardo de Lima, de 11 anos, da escola Demócrito José, na cidade de Branquinha, passou as dicas em forma de Cordel: “sobre os tipos de lâmpada aprendemos que a incandescente consome mais do que a fluorescente, e que a de LED é a mais eficiente”, recita os versos, feitos pela sua turma na escola junto com seu professor de língua portuguesa. “Repensamos nossos hábitos de consumo com o Luz do Saber e pensamos também no meio ambiente em como preservá-lo, pois a energia vem da natureza” destaca.

“É uma honra enorme da Eletrobras receber a todos no evento de culminância deste projeto onde depositamos muita esperança, pois através dele podemos levar mais conhecimento, transformar esse mundo num mundo melhor e transformar também nossa sociedade em pessoas mais conscientes sobre o uso da energia e a preservação do meio ambiente. Tenho certeza que vocês vão levar esses ensinamentos por toda a vida”, afirma Marcelo Ximenes, assistente da diretoria de Regulação da Eletrobras, aplaudido pela plateia cheia de crianças.

Estiveram presentes alunos de escolas municipais de Maceió, Murici, Pilar, Branquinha, Atalaia, Capela, Cajueiro, Campo Alegre, Teotônio Vilela e Jequiá da Praia. Desde seu lançamento em 2011, o Luz do Saber já capacitou quase 3 mil educadores e atendeu cerca de 80 mil alunos em 376 escolas espalhadas por 40 municípios em todo o Estado.


Assessoria

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate