Governador dá primeiro passo para que o Estádio Rei Pelé receba jogos da Série A

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/11/19-02-2017_estadio_rei_pele_ac01.jpgGovernador dá primeiro passo para que o Estádio Rei Pelé receba jogos da Série A

O governador Renan Filho assinou, na manhã desta quarta-feira (28), o decreto que cria o Grupo de Trabalho (GT) para o Estudo e Desenvolvimento do Futebol Alagoano. O objetivo é discutir melhorias e adequações necessárias para que o Estádio Rei Pelé (Trapichão), em Maceió, esteja apto para o uso durante as competições nacionais que os clubes alagoanos vão participar.

A medida cumpre as diretrizes previstas no regulamento do Campeonato Brasileiro da Série A, que será disputado em 2019 pelo Centro Sportivo Alagoano (CSA). O “Azulão do Mutange” conseguiu o acesso ao conquistar o vice-campeonato nacional da Segunda Divisão, vencendo o Juventude por 4 a 0, em Caxias do Sul (RS), no último sábado (24).

“Criamos um Grupo de Trabalho para que a gente estude, de maneira conjunta, as adequações necessárias para que o Estádio Rei Pelé esteja apto a receber os jogos do CSA, que disputará aqui a Série A em grande estilo, como fez na Série B”, explicou o governador.

A solenidade de assinatura do decreto aconteceu no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, onde Renan Filho recebeu jogadores, diretores e integrantes da comissão técnica do CSA, que foram homenageados pela conquista.

“Eu gostaria de parabenizar os atletas que pararam a nossa capital, Maceió; pararam Alagoas e hoje pararam o Palácio República dos Palmares ao chegarem aqui, com todos querendo tirar fotos com eles. Sem dúvidas, eles ficarão para a história”, afirmou Renan Filho.

Pelo decreto, ficou estabelecido que o GT apresentará, até o dia 31 de dezembro de 2018, as diretrizes para a reforma e adequação do Estádio Rei Pelé ao regulamento do Campeonato Brasileiro da Série A. Vão integrar o Grupo de Trabalho: um representante da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), do Gabinete Civil, da Federação Alagoana de Futebol (FAF) e outro integrante que representará os clubes alagoanos que estejam disputando o Campeonato Brasileiro das séries A, B, C e D.

Renan Filho afirmou que, certamente, a capacidade de público do Rei Pelé será ampliada, mas não necessariamente com obras de infraestrutura. O Estatuto do Torcedor e os regulamentos da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) não permitem que competições sejam iniciadas com equipamentos esportivos em obras, para evitar que torcedores entrem em confronto e utilizem materiais de construção como armas.

Ele lembrou que o impedimento foi estabelecido pela CBF após o confronto ocorrido entre torcedores de São Paulo e Palmeiras na final da Supercopa São Paulo de Juniores, no estádio do Pacaembu, em 20 de agosto de 1995. Armados com pedaços de madeira de uma obra do tobogã, eles se digladiaram. A briga generalizada terminou com 101 feridos e um morto.

“A gente precisa fazer as obras necessárias para que estejam prontas antes do início da competição do Campeonato Brasileiro. Especialmente algumas que já estão programadas, como a manutenção de banheiros e a organização de acessos e de passagens. A retirada das cadeiras é uma (das reivindicações) que os próprios clubes já pedem e os torcedores também, para aumentar um pouco a capacidade (de público)”, observou o governador.

Homenagens

Foram recebidos no Palácio República dos Palmares o presidente-executivo do time, Rafael Tenório; o técnico Marcelo Cabo; o ex-jogador e auxiliar técnico Jacozinho; o meio-campista, Daniel Costa; o meia-atacante Didira; e os laterais Rafinha e Celsinho.

Rafael Tenório agradeceu o apoio ofertado ao clube. “Desde a Série D que o Governo do Estado tem apoiado o CSA. Sem a ajuda do Governo, dificilmente nós estaríamos onde estamos. Em homenagem a essa parceria, o CSA estará lançando, no dia 1º de dezembro, uma nova camisa com o tema ‘Alagoas, o Caribe do Brasil’”, revelou o presidente.

“Nós vamos receber grandes clubes do futebol brasileiro, estaremos na mídia não só brasileira como internacional. Os jogos da Série A serão transmitidos para os Estados Unidos”, acrescentou Tenório.

O presidente ainda convidou o governador para participar, no dia 30 de novembro, do Seminário de Torcidas Organizadas na Busca Pela Paz nos Estádios, que será realizado pelo CSA no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. O evento tem como objetivo promover o debate e a busca por soluções para o problema da violência nos estádios de futebol.

O treinador Marcelo Cabo afirmou que o governador, torcedor do CSA, é “pé quente” e que a presença dele no Rei Pelé, em dias de jogos do Azulão pela Série A, serviram de inspiração aos jogadores em campo.

“Sabemos que o governador tem uma agenda muito corrida, mas na Série A esperamos, mais vezes, sua presença no estádio, que será um grande incentivo para todos nós”, declarou o técnico. Renan Filho apresentou aos atletas a Sala de Retratos, onde estão as fotografias de todos os governadores alagoanos. Ele destacou a figura de Lamenha Filho, em cuja gestão foi inaugurado o Estádio Rei Pelé.

O governador conduziu um bate-papo descontraído com os jogadores, comissão técnica e diretoria do CSA, no melhor estilo “mesa-redonda”, com transmissão ao vivo pelas redes sociais. “Esse é um momento de gratidão”, confessou Didira, único alagoano entre os jogadores azulinos homenageados. “Esperamos que 2019 também seja um ano abençoado como foi este”, completou o atleta.

Participaram da solenidade, ainda, o secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral; o secretário executivo de Integração Política e Social, Adrualdo Catão; o procurador-geral do Estado, Francisco Malaquias; e o vereador por Maceió e deputado estadual eleito Silvio Camelo.


Assessoria

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate