Marcha das Margaridas é lançada em Alagoas

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/11/IMG_0259.jpgMarcha das Margaridas é lançada em Alagoas

A Marcha das Margaridas, mobilização nacional que reúne mulheres rurais, quilombolas e indígenas em Brasília/DF, a cada três anos, em prol de igualdade de direitos e combate a violência contra mulheres, foi lançada estadualmente nesta sexta-feira, 23, pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura de Alagoas (Fetag/AL).

Reunidas na sede da Fetag/AL, em Mangabeiras, agricultoras e base sindical abriram oficialmente a série de atividades pré-marcha com apresentação de eventos de formação e plenário estadual de mulheres marcados para o primeiro semestre de 2019.

De acordo com a secretária de Mulheres da Federação, Raquel Braz, serão enviados à Marcha cerca de vinte ônibus. Segundo ela, o grupo alagoano fará participação histórica.

“O grito das Margaridas representa a mobilização pelo fim da violência contra a mulher, discussão sobre terras, água, agroecologia, reforma agrária e crédito fundiário. A Marcha simplesmente busca novos horizontes com mais respeito e igualdade. Neste ano queremos fazer uma participação marcante com quase 1500 pessoas”, disse.

Além das margaridas de Alagoas, a cerimônia apresentou a pauta de por autonomia, reivindicação das mobilização à representantes de entidades e governo do Estado, representando pelo presidente da Emater/AL, Elizeu Rego.

Resistência

Segundo Edjane Rodrigues, Secretária de Políticas Sociais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), em 2019, a Marcha das Margaridas representará a resitência diante dos cortes em programas sociais e extinção da Secretaria Nacional de Mulheres.

“Dado esse cenário de retrocesso, Margaridas vão em marcha por uma sociedade mais justa. Essa marcha já está nas ruas e protagoniza uma agenda estratégica pelo resgate de serviços públicos e direitos trabalhistas. Precisamos debater liberdade, autonomie e justiça em todas as esferas sociais”, alertou Edjane.

Em 2019, a Marcha acontece nos dias 13 e 14 de agosto, sendo o primeiro dia de atividades com seminários e o segundo com uma caminhada e audiência com o presidente da República a ser empossado, Jair Bolsonaro.

O movimento é organizado pela Contag e Sindicatos do Brasil. A Marcha é uma homenagem à Margarida Maria Alves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Granda, na Paraíba, assassinada em 12 de agosto de 1983.


Bccom Assessoria

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate