JHC pode ser eleito presidente da Câmara dos Deputados

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/11/image.jpghttp://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/11/image.jpgJHC pode ser eleito presidente da Câmara dos Deputados

O deputado federal João Henrique Caldas (PSB-AL) surpreendeu há dois anos atrás, ao conseguir se eleger com uma candidatura independente para a terceira secretaria da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

Agora o deputado alagoano quer dar um voo mais alto. Ele é candidato à presidência da Câmara dos Deputados e já está em campanha. A decisão foi comunicada, nessa segunda-feira (12), ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

Após o encontro, na residência de Bolsonaro, no Rio de Janeiro, JHC disse em entrevista que Bolsonaro prometeu não interferi diretamente na eleição, abrindo caminho para sua candidatura.

“O presidente me relatou que não irá interferir diretamente na eleição da Câmara dos Deputados, apesar de ter apoio de uma bancada expressiva, com 52 deputados. Sou candidato a presidente da Câmara, vou colocar meu nome à disposição, já tenho a experiência de terceiro secretário da Câmara”, disse.

JHC promete conversar com todo os partidos, começando pelo PSL do presidente eleito: “tenho alguns colegas dentro do PSL. Claro que nós temos uma relação institucional suprapartidária que pode nos ajudar nessa composição. O presidente da Câmara é o presidente da instituição. Ele precisa atuar como magistrado, definindo as pautas prioritárias para o Brasil. Então acredito que temos que fazer esse pacto de convergência suprapartidária para o país”, aponta.

Apoio de Bolsonaro

Em 2017, quando concorreu para a Mesa da Câmara dos Deputados, JHC recebeu o voto de Bolsonaro quando foi eleito para a Terceira-Secretaria. JHC já está em campanha. Sua candidatura, segundo analistas da política nacional é viável, principalmente se tiver mais uma vez a ajuda – ainda que indiretamente, do presidente eleito.

A favor do deputado pesa a imagem da “nova política” e votação que teve em Alagoas, proporcionalmente a maior do país. Ele terá que ter habilidade para conversar e convencer além dos deputados que já conhece e foram reeleitos, os novos deputados que vão assumir o mandato no embalo da renovação e da mudança.

Contra JHC, existe a candidatura já posta do atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Maia, além de ter uma boa interlocução com deputados de partidos como MDB e PT, deve ter o apoio principalmente dos deputados do chamado centrão, um grupo formado hoje por 150 parlamentares.

Será uma disputa dura. O PLS de Bolsonaro, com seus 52 deputado, que representa 10% do colégio eleitoral de 513 parlamentares, pode ser decisivo no apoio a qualquer um dos nomes.


Redação com Agência

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate