Reconhecimento nacional: escolas de Alagoas são destaque no prêmio MPT na Escola

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/11/mptalagoas_ascom.jpgReconhecimento nacional: escolas de Alagoas são destaque no prêmio MPT na Escola

Com um curta-metragem produzido por alunos da Escola Padre Donald Robert Macgillivray, o município de União dos Palmares conquistou o terceiro lugar no prêmio nacional MPT na Escola. Participaram da disputa alunos de Ensino Fundamental de 386 municípios de 11 estados e do Distrito Federal, com trabalhos literários, artísticos e culturais voltados para o combate ao trabalho infantil.

Além de ficar entre os três melhores trabalhos na categoria Curta-metragem, União dos Palmares também foi destaque em outras produções: a escola Maria Mariá de Castro Sarmento recebeu o 9º lugar na categoria Conto; a escola Elizabete Santos foi 5ª colocada na categoria Desenho; a escola João Costa também recebeu a 5ª colocação, na categoria Esquete Teatral; e foi 8ª colocada na categoria Poesia, com a escola Jairo Correia Viana. O município de Maceió também ficou entre os melhores trabalhos do país, com o 8º lugar na categoria música, da escola Pedro Suruagy.

Para a procuradora do MPT Virgínia Ferreira, coordenadora do projeto no estado, comemora o resultado afirmando que não se surpreendeu com os trabalhos feitos pelas crianças, pois a criatividade é característica dessa fase de desenvolvimento. O que nossas crianças e adolescentes precisam é de proteção, estímulo, oportunidade e valorização”.

O MPT em Alagoas iniciou as ações do projeto MPT na Escola no estado em maio deste ano, quando apresentou a professores e coordenadores pedagógicos de escolas de Maceió, Maragogi, Murici e União dos Palmares as orientações necessárias sobre como abordar o tema Trabalho Infantil em sala de aula.

Para abordar o tema junto aos estudantes, a procuradora Virgínia Ferreira, coordenadora do projeto no estado, incentivou os profissionais de educação a realizarem oficinas de capacitação e criação de planos de ação para suas escolas, no intuito de evitar a evasão dos estudantes e fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes.

MPT na Escola

O Prêmio MPT na Escola tem por objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil; reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenções à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

O projeto teve início no Ceará, em 2008, onde a iniciativa ainda é conhecida como Peteca, uma mistura de PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) com ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Em 2011, foi reconhecido pelo Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho como um dos projetos estratégicos da instituição, sendo batizado como “MPT na Escola”, o que deu projeção nacional à iniciativa, além de ter vencido em 2018 o prêmio CNMP, do Conselho Nacional do Ministério Público, que reconhece as boas práticas executadas pelo Ministério Público no país, na categoria indução de políticas públicas.


Assessoria

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate