Reunião discute projeto de circuito cultural voltado ao turismo

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/09/18E.jpgReunião discute projeto de circuito cultural voltado ao turismo

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), realizou nesta segunda-feira (10), uma reunião de alinhamento de propostas para o projeto Circuito Cultural. A atividade que contou com representantes da Semtur e do trade turístico, discutiu um planejamento de execução de ações voltadas a ampliar a oferta de produtos turísticos na capital alagoana.

Na ocasião, foram discutidas junto às empresas de receptivos, maneiras de facilitar o acesso a equipamentos culturais de Maceió; incluindo pontos de embarque e desembarque próximo aos museus e a definição de melhores dias e horários para que as visitas aconteçam. A ideia central do projeto é viabilizar um circuito de roteiros em que o turista que visita Maceió possa realizar passeios guiados a pé, entre os equipamentos culturais, os chamados walking tours.

Um dos apontamentos da reunião foi a realização de algumas visitas teste com a presença de representantes do trade turístico e grupos de turistas. Na oportunidade será feito um diagnóstico conjunto da viabilidade do roteiro proposto e como ele pode ser aproveitado.

Uma das localidades incluídas no roteiro é o bairro de Jaraguá e seus prédios históricos.
Há algumas semanas, a Semtur realizou uma visita técnica entre o centro da cidade e o bairro a fim de apresentar parte do roteiro planejado aos representantes do setor público e privado ligados ao segmento.

De acordo com o titular da Semtur, Jair Galvão, a construção do roteiro é coletiva e tem a participação direta das empresas de receptivo. Desse modo, a ideia é propor alternativas que ajudem a diversificar os roteiros turísticos do destino Maceió e ofereçam tanto aos turistas quanto aos maceioenses uma oportunidade de se aproximarem ainda mais do patrimônio cultural da capital alagoana.

“Esse novo produto vem sendo discutido com o trade turístico para que o segmento possa expor suas opiniões acerca da viabilidade desse roteiro. Nossa intenção é avaliar possíveis roteiros culturais que valorizem importantes espaços que ajudam a contar a história de Maceió. Para isso, contamos com a parceria entre diversos entes públicos e privados do setor, em busca de oferecer novas rotas turísticas, além das belezas naturais da capital alagoana”, comentou.

A iniciativa, que busca fortalecer o turismo cultural, é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) em Alagoas, Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur), Maceió Convention & Visitors Bureau, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Alagoas (SHRBS), e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult).


Assessoria

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate