As principais fontes de matéria orgânica para cana continuam sendo a torta de filtro, fuligem, cinzas e vinhaça

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/09/20180910091536BY0GtC2NIK.jpgAs principais fontes de matéria orgânica para cana continuam sendo a torta de filtro, fuligem, cinzas e vinhaça

O uso racional da torta, fuligem e vinhaça substitui 46%, 83% e 95% dos nutrientes N-P2O5-K2O na forma de adubo mineral

O Brasil é o quarto maior consumidor de fertilizantes do mundo, o que corresponde a cerca de 6% do consumo global. Considerando que cerca de 70% dos produtos consumidos no País são importados, é possível ter uma ideia dos altos custos enfrentados pelos produtores. Sem falar nos impactos ambientais.

Nesse quesito, é possível dizer que a lavoura canavieira leva vantagem em relação as demais, pois é a única cultura que extrai nutrientes do solo e os devolve, após a sua industrialização, para a terra como adubo orgânico, fornecendo matéria orgânica e nutrientes essenciais para a planta, que substituem parte da adubação mineral.

O uso racional da torta, fuligem e vinhaça substitui 46%, 83% e 95% dos nutrientes N-P2O5-K2O na forma de adubo mineral – diz ClaudimirPenatti, que é mestre em Solos e Nutrição de Planta pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP)e integrante da equipe da consultoria Dr. Cana.“A palha é também fonte de matéria orgânica que vai enriquecer o solo com os anos de deposição dela sobre as áreas de cana”, destaca.
Segundo ele, pesquisas e estudos recentes demonstram que a matéria orgânica apresenta algumas vantagens em relação ao adubo mineral, possibilitando o aumento da produtividade agrícola e a melhoria da “saúde” do solo, além de proporcionar efeito benéfico ao meio ambiente devido à menor perda de nutrientes em decorrência da lixiviação.
Penatti observa que a expansão das áreas para plantio de cana ocorreu em solos de pastagens e com baixo teor de matéria orgânica. Quando se fala, portanto, do uso racional de adubo orgânico, é preciso considerar – segundo ele – diversas fontes, como resíduos e estercos, para serem adicionados ao solo, com o objetivo de possibilitar o seu enriquecimento com nutrientes e matéria orgânica.

A distância e o custo para o transporte é que vão definir a economicidade do adubo orgânico e do mineral – pondera. “A maioria dos solos brasileiros é pobre em matéria orgânica, principalmente os de textura arenosa e da região do cerrado”, comenta.As principais fontes de matéria orgânica para cana continuam sendo a torta de filtro, fuligem, cinzas e vinhaça, resíduos provenientes do processo de produção industrial de açúcar e etanol– avalia.

CanaOnline

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate