Alunos da Rede Sesi/Senai expõe produção científica em shopping

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/09/WhatsApp-Image-2018-09-05-at-14.48.12.jpegAlunos da Rede Sesi/Senai expõe produção científica em shopping

Tem revestimento acústico de casca de coco, bicicleta ergonômica que gera eletricidade e até jogo de RPG baseado na esfinge egípcia. Nesta quarta-feira, 5, primeiro dia da Mostra Sesi/Senai de Ciências e Engenharia, estudantes da Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes (Cambona) estão expondo projetos científicos aos frequentadores do Maceió Shopping, no bairro de Mangabeiras.

O evento segue nesta quinta-feira, 6, com as turmas da Escola Sesi/Senai de Maceió (Benedito Bentes). Serão, no total, 20 projetos nas áreas das Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharia.

A iniciativa visa a estimular a iniciação de estudantes na pesquisa científica, fortalecendo a cultura da inovação e do empreendedorismo. “Eles realizam as pesquisas de acordo com as problemáticas que a gente tem no entorno da escola (Cambona), no nosso Estado e, algumas delas, são mais abrangentes”, destacou Marseille Lessa, pedagoga da Escola Sesi Cambona.

Um destes problemas identificados pelos alunos é o fornecimento de água para caprinos, geralmente feito com água parada, o que favorece a multiplicação de bactérias e do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Por meio do Aerador Sustentável, denominado Aerocamb, a equipe formada pelos alunos Joyce Sapucaia, Ana Júlia e Matheus Eduardo desenvolveu um sistema, propulsionado a vento, que oxigena e movimenta a água destinada aos animais.

Outra novidade apresentada pelos estudantes da Escola Sesi Cambona é uma telha fabricada a partir da mistura da casca do sururu com garrafas pet. Além de ecológico e sustentável, o material é mais resistente do que as telhas comuns: aguenta temperatura de 85ºC, enquanto as mais utilizadas chegam a 50ºC.

A Mostra Sesi/Senai de Ciências e Engenharia fica aberta ao público das 10h às 22h.


Assessoria

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate