Temer recua, contraria Maia e Eunício e decide viajar ao Paraguai

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/08/naom_5b6b2ee5a711e.jpgTemer recua, contraria Maia e Eunício e decide viajar ao Paraguai

O presidente Michel Temer recuou e decidiu nesta quarta-feira (8) que vai ao Paraguai no próximo dia 15 para a posse do presidente eleito do país, Mário Abdo Benítez.

A decisão contraria os presidentes do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que terão de deixar novamente o território brasileiro em plena campanha eleitoral. Os dois tentam se reeleger em seus estados.

Os dois presidentes do Legislativo conversaram na terça-feira (7) e Maia foi ao Palácio do Alvorada nesta manhã para dialogar com Temer. A informação de que Temer viajará foi divulgada durante o encontro desta quarta.

O presidente da República havia desistido da viagem da próxima semana e também de uma que faria no dia 7 de agosto para a Colômbia, onde participaria da posse do sucessor de Manuel Santos na Presidência, Iván Duque, eleito em abril.

Toda vez que Temer viaja, Maia e Eunício são os sucessores na linha presidencial já que o país não tem atualmente um vice-presidente.

Entretanto, pelo calendário eleitoral, desde abril, eles estão impedidos de ocupar interinamente o Palácio do Planalto para não se tornarem inelegíveis para novos mandatos como deputado e senador.

Nesses casos, quem tem assumido o cargo é a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cármen Lúcia.

Os dois congressistas já foram forçados a fazer quatro viagens para o exterior desde abril deste ano.

Na terça-feira, o ministro Carlos Marun (Secretaria de Governo), já havia indicado que Temer poderia mudar de ideia e resolver viajar, o que foi confirmado pelo Planalto nesta manhã.

“Sabemos do transtorno que hoje representa para os presidentes da Câmara e do Senado, não só pessoalmente, mas para o funcionamento das Casas, uma viagem presidencial”, afirmou Marun.

“Todavia, haja vista o nível das relações entre Brasil e Paraguai, haja vista esta longa história de amizade e cooperação, o presidente está, sim, avaliando a possibilidade e até a necessidade de estar presente na posse do presidente eleito”, disse o ministro.

Segundo auxiliares do presidente, Temer decidiu viajar após ver que o esforço concentrado de Maia e Eunício não inclui propostas consideradas polêmicas, como o projeto de lei que viabiliza a privatização de distribuidoras da Eletrobras, em discussão no Senado.

Na entrevista concedida na terça, Marun afirmou que os projetos das distribuidoras e de cessão onerosa continuam sendo as prioridades do governo, que quer que os textos sejam votados ainda em agosto. Com informações da Folhapress.


Notícias ao Minuto

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate