São José da Laje acelera crescimento e está entre as cidades mais desenvolvidas

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/07/WhatsAppImage20180711at10.32.35.jpegSão José da Laje acelera crescimento e está entre as cidades mais desenvolvidas

A Federação da indústria do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou um estudo revelando uma evolução gigantesca no desenvolvimento de São José da Laje. Em cinco anos e meio, a gestão do prefeito Rodrigo Valença conseguiu tirar o município do 67ª posição de cidade mais desenvolvida de Alagoas.

O estudo monitora há anos os 5.471 municípios brasileiros, e aponta o desenvolvimento deles em importantes áreas como Educação, Saúde, Emprego e Renda. O índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), vária de 0 (mínimo) à 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade divididas em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (0,6 a 0,8), alto (0,8 a 1), ou seja quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento da localidade.

Os números divulgados pela Firjan em 2012, antes da atual gestão, mostram que São José da Laje ocupava a 67ª posição de Desenvolvimento em Alagoas, em cinco anos que o jovem prefeito Rodrigo Valença assumiu, o município lajense avançou e está entre um dos que mais cresceram positivamente no país, saindo do índice baixo/regular para o índice moderado/alto, no ranking do Estado eocupa atualmente a 7ª posição, a nível nacional saiu da 4703º para 2481º se credenciando como um dos municípios brasileiros que mais se desenvolveu nos últimos cinco anos, avançando a posição em quase 50%.

Os investimentos na área da educação, com reforma nas escolas, valorização dos servidores da educação, projetos pedagógicos, construções de creches e ginásios de esportes, aumentaram positivamente os índices educacionais e fizeram com que o modelo como se trata a educação em São José da Laje tornasse referencia para outros municípios.

A saúde foi um dos principais destaques do município, os números basicamente duplicaram positivamente, se comparados ao ano de 2012, o índice de saúde saltou de 0,4270 para 0,71540. As reformas e aquisições de equipamentos modernos nas Unidades Básicas de Saúde, os investimentos no Centro de especialidades clinicas e no hospital, a contratação de profissionais capacitados, construções de academias públicas de saúde, aquisição de ambulâncias e veículos novos, e outros investimentos contribuíram para o alavanque da saúde da cidade.

De acordo com estudos da Firjan até no quesito Emprego e Renda o município apresentou bons números, com as contas e os salários em dia, o dinheiro circulando na cidade, reformas e construções, aumentaram a contratação de mão de obra, e ajudaram a impulsionar a economia de São José da Laje. Além dos comerciantes locais, o crescimento econômico da cidade, está atraindo empresários de outras localidades, que estão ampliando os postos de trabalho.

“Com os dados da Firjan temos mais uma comprovação que estamos no caminho certo, nesses cincos anos e meio avançamos muito, mas não podemos esmorecer, vamos continuar trabalhando para avançarmos ainda mais”, comentou o prefeito Rodrigo Valença.


Secom São José da Laje

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate