Marx Beltrão não quer, nem vai romper com Renan Filho

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/06/rf-e-marx.jpgMarx Beltrão não quer, nem vai romper com Renan Filho

Tem muita gente “trabalhando” para afastar o governador Renan Filho (MDB) e o deputado federal Marx Beltrão (PSD). O mais provável, no entanto, é que os dois sigam juntos nas eleições deste ano, como ocorreu nas eleições de 2014 (e muito antes disso).

O deputado federal Marx Beltrão (PSD) mantém sua pré-candidatura ao Senado, mas dás sinais de pode mudar de rumo a partir de entendimento com o senador Renan Calheiros (MDB) e o governador Renan Filho (MDB). E a razão é simples: ele já declarou que vai votar nos dois nas eleições deste ano – em qualquer situação.

O que Marx Beltrão quer não é de fácil solução. É fato. O governador já definiu, por uma questão conjuntural, que os candidatos ao Senado na sua chapa serão o senador Renan Calheiros (MDB) e o deputado federal Maurício Quintella (PR). Apesar da boa relação com os dois, Marx busca seu espaço, chegando a admitir que poderá concorrer em candidatura “solo” ao Senado.

A solução apresentada por Marx Beltrão – de concorrer em via própria – poderá colocá-lo em rota de colisão com o Palácio dos Palmares? No quadro atual sim. Pelo menos é o que tem sinalizado o governador. É por isso que ambos tem buscado com paciência uma alternativa, uma saída, que mantenha Marx Beltrão no grupo do governador e ao mesmo tempo contemple de alguma forma o “tamanho” do deputado federal e ex-ministro. Ir para a reeleição não seria, como muitos imaginam, um recuo. Até porque a aliança pode passar por ocupação de espaços no futuro – aqui em Alagoas e lá em Brasília.

O próprio Marx Beltrão tem revelado aos seus mais próximos que se sente parte do governo de Renan Filho e responsável também pelo sucesso da gestão. E por isso tem buscado a composição com o Palácio dos Palmares. “Não faz o menor sentido do deputado romper com o governo. Ele e todo o seu grupo estão alinhados com o senador e o governador. A composição agora é uma questão de dias”, aponta um importante interlocutor.

Com liderança, além do PSD, em pelo menos outros dois partidos (PRB e SD), Marx Beltrão trabalha no que depender dele para manter as legendas dentro da coalizão do grupo de Renan Filho, na proporcional e na majoritária. E já avisou que não tem planos para coligar com PP ou PSDB.

É fato também que Marx Beltrão lidera um grupo e  tem o compromisso de decidir ouvindo seus aliados. “Essa é uma decisão que somente será tomada ouvindo o grupo da proporcional que o acompanha”, resume o interlocutor.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate