Renan Filho ganha em qualquer cenário no primeiro turno

Renan Filho ganha em qualquer cenário no primeiro turno

A TDL Pesquisa & Marketing divulgou nesta quinta-feira nova pesquisa registrada no TSE sobre a de opinião do alagoano nas eleições deste ano. Os dados revelam um crescimento do atual governador, que tem agora com 49%. Na última pesquisa do mesmo instituto, divulgada em 18 de janeiro deste ano, o governador tinha 45%.

De acordo com o levantamento, Renan Filho venceria no primeiro turno em qualquer cenário, confirmando resultados de outros institutos realizados recentemente, mas que não puderam ser divulgados porque não foram registrados.

A TDL fez pesquisa com dois cenários para o governo, mas não divulgou o resultado do quadro em Rodrigo Cunha (PSDB) é testado também como candidato a governador contra Renan Filho e JHC, embora tenha registrado esta pergunta no questionário registrado no TSE. No entanto, em recente levantamento realizado em Maceió por um instituto local, o deputado aparece apenas com 9% contra 51% do governador.

No outro cenário estimulado, Renan Filho tem 49%, Fernando Collor (PTC) aparece com 15%, JHC com 7%, Mário Agra (PSOL) com 0,4% e Balise Crhistopoulos e Josan Leite (PSL) aparecem cada um com 0,3%. Votos brancos e nulos alcançou 17% e os indecisos 12%.

Na pesquisa realizada em janeiro, Renan Filho (MDB) tinha 45% contra 12% de Rui Palmeira (PSDB) e 9% de JHC (PSB).

Os números apontam para a consolidação de Renan Filho. A essa altura, após desistência de Rui Palmeira e da opção de Rodrigo Cunha em disputar o Senado, o governador parece ter consolidado seu projeto de reeleição.

Os nomes que já foram confirmados como pré-candidatos até agora, caso de Josan Leite e Basile Christopoulos não parecem ameaçar a liderança do atual governador. A pesquisa não testou o nome de Richard Manso (Podemos), que também é pré-candidato ao governo. O grupo liderado por Rui Palmeira ainda não conseguiu um nome para lançar para o governo. A última tentativa do prefeito de Maceió foi convidar o presidente da Câmara Municipal de Maceió, Kelmann Vieira (PSDB) para o enfrentamento com Renan Filho, mas seu nome teria sido vetado pelo PP.

A pesquisa

Segundo a TDL, a pesquisa foi feita em 53 municípios, durante os dias 15, 16 e 17 de maio em todas as regiões de Alagoas. O grau de confiança da pesquisa é de 95% para uma margem estimada de aproximadamente 3% para os resultados gerais.Foram entrevistados 1.067 eleitores, estratificados segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica, com base nos dados mais atualizados do PNAD/2014 e TSE/TRE 2018. A pesquisa está registrada no TRE sob o número AL-03220/2018.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate