Curso de melhoramento genético forma inseminadores durante 8ª Expoalagoas Genética

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/05/qual-o-melhor-capim-para-ovinos.jpghttp://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/05/qual-o-melhor-capim-para-ovinos.jpghttp://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/05/qual-o-melhor-capim-para-ovinos.jpgCurso de melhoramento genético forma inseminadores durante 8ª Expoalagoas Genética

Durante a 8ª edição da Expoalagoas Genética, o curso de IATF via Transcervical em Ovinos e Caprinos possibilitou a formação de novos inseminadores. Ao final, os alunos aptos ao procedimento receberam um certificado que comprovam a habilidade em realizar a técnica de melhoramento genético.

A capacitação, realizada de forma teórica e prática, foi ministrada pelo técnico agropecuário, Joendson Alves, que explica como o procedimento é realizado. “A inseminação artificial é uma técnica de melhoramento genético, em que, por meio de instrumentação, colhe-se o material genético do macho e depositamos no aparelho reprodutivo da fêmea, ainda por meio de instrumento”.

“Essa é uma prática que só tem a somar aos criatórios, tanto no melhoramento genético, quanto para a produção de carne. É uma técnica de simples manuseio e requer apenas habilidade do profissional que está realizando o processo”, completa o especialista.

A inseminação artificial é indicada para as fêmeas ovinas que já tenham passado pela primeira parição, com cerca de 15 a 18 meses. E para que o procedimento ocorra de forma correta, o animal inseminado precisa estar em bom estado nutricional e sanitário, além de possuir um material genético de qualidade.

Ao fim do curso, os alunos já estavam aptos para realizar o procedimento de inseminação, no entanto, Joendson lembra que para que a habilidade seja perfeiçoada, o aluno precisa colocar em prática o que aprendeu durante a formação.

“O aluno só recebe o certificado do curso se estiver apto para inseminar, mas ele precisa estar seguro e praticar no seu rebanho, porque o que o tornará um bom inseminador será essa prática em casa, melhorando assim os próprios resultados”, ressalta.

Direcionado não apenas para criadores de ovinos, o curso recebeu também profissionais e alunos do setor agropecuário, como o estudante de medicina veterinária, Thiago Araújo, que mesmo estando no terceiro período de formação na faculdade, buscou compreender melhor a técnica de inseminação.

“Eu procurei o curso para aperfeiçoar o aprendizado, até pra sair um pouco da teoria, porque eu acredito que é muito importante passar por essa experiência. O mercado de ovinos vem crescendo muito na região, e dá pra perceber que é uma área muito boa para trabalhar, há muitas oportunidades.”, declara.


Assessoria

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate