Crise do setor leiteiro é grave para o país, avisa Lúcia Vânia

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/04/crise.jpgCrise do setor leiteiro é grave para o país, avisa Lúcia Vânia

Em discurso nesta terça-feira (17), a senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) chamou atenção para a crise pela qual passa o setor de produção de leite no estado de Goiás e em todo o país. De acordo com a senadora, o preço pago aos produtores pelo litro de leite está muito baixo (entre R$ 0,80 e R$ 0,90) e não cobre todos os custos de produção.

— Quando falamos em produção de leite, estamos considerando uma extensa cadeia produtiva responsável pela geração de emprego e renda dentro e fora da porteira — afirmou.

Lúcia Vânia informou que o estado de Goiás tem cerca de 60 mil propriedades produtoras de leite, que empregam mais de 300 mil pessoas. São produtores de grande, médio e pequeno porte, além da produção familiar. A senadora disse que a crise do setor leiteiro é sem precedentes e que o futuro é incerto.

A senadora disse temer que Goiás repita o Rio Grande do Sul, estado onde 25 mil produtores abandonaram a atividade no último ano, devido ao baixo preço pago pelo litro de leite.

Lúcia Vânia sugeriu que o Plano de Aquisição de Alimentos e o Programa Nacional de Alimentação Escolar passem a priorizar a aquisição do leite brasileiro, o que pode ajudar na recuperação do setor. Também pediu que o produto seja incluído na Política de Garantia de Preços Mínimos.

— Não há outra atividade no campo que empregue ou utilize tanta mão de obra como o leite: são quatro milhões de pessoas nas diferentes etapas da cadeia produtiva. Além da relevância econômica, o leite tem igualmente uma importância social. No Brasil, o processo de fabricação caracteriza-se por ser familiar e por mais da metade da produção ser realizada em pequenas fazendas — destacou a senadora.

Agência Senado

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate