Partidos usam “brecha” para filiar candidatos até o próximo dia 13

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/04/Plenario-da-Assembleia-Legislativa.jpghttp://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/04/Plenario-da-Assembleia-Legislativa.jpgPartidos usam “brecha” para filiar candidatos até o próximo dia 13

Manda a Lei que o cidadão ou cidadã deve estar filiado a um partido até o último dia 7 de abril para disputar a eleição. Mas sempre tem gente querendo correr o risco e prefere deixar a filiação para depois.

Por isso, ainda não é possível fazer o balanço final da ‘dança das cadeiras’ na política alagoana. “Tá todo mundo ainda na retranca”, explica um dirigente partidário. O jogo de esconde-esconde deve seguir por mais alguns dias.

Isso porque – a explicação é do presidente de um dos “grandes” partidos de Alagoas – se espera usar uma ‘brecha’ no sistema Filiaweb e realizar filiações até o próximo dia 13.

“O TSE só divulga a nova relação de filiados após o dia 15. O sistema continua aberto até o dia 13. O que vale até o dia 7 é a ficha de filiação no partido”, aponta.

Recorrer a essa “brecha” pode ser um risco, segundo alguns especialistas. O prazo de filiação partidária para quem quer disputar as eleições deste ano terminou no dia último dia 7. O risco de filiações “retroativas” é mínimo, mas existe.

O presidente do PSC em Alagoas, João Caldas, diz que está atento às “manobras” e poderá solicitar certidão ao TSE de algumas filiações: “o sistema é eletrônico e fica registrado a data e hora em que a filiação foi lançada no sistema. Quem se filiou depois do prazo corre o risco de ficar inelegível”, pondera.

Até agora, pelo que puder apurar, as mudanças foram menores do que o esperado.

Na Assembleia Legislativa de Alagoas mudaram de partido, ao que se sabe publicamente, seis deputados: Inácio Loiola (do PSB para o PDT), Gilvan Barros Filho (do PSDB para o PSD), Davi Davino Filho (do MDB para o PP), Severino Pessoa (do PSC para o PRB), Sérgio Toledo (do PSC para o PR) e Thaise Guedes (do MDB para o PTB).

Existem ainda especulações sobe mudanças que teriam sido feitas por outros deputados. Entre eles, Dudu Holanda, Ronaldo Medeiros e Jairzinho Lira. Nada confirmado até o momento.

Na bancada federal, mudaram de partido Rosinha da Adefal (do Avante para o PTB), Carimbão (do PHS para o Avante), Cícero Almeida (do Podemos para o PHS) e Nivaldo Albuquerque (do PRP para o PTB). Marx Beltrão segue como dúvida entre MDB e PSD.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate