
Mais benefícios aos agricultores familiares das cooperativas inseridas no Programa do Leite no estado. Durante evento em Arapiraca, na última sexta-feira, 6, os produtores e cooperativas receberam as chaves dos 14 caminhões-frigoríficos e 64 tratores doados pelo governo do estado por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri).
Além de incentivar o aumento de produtividade na agricultura familiar, os caminhões, que serão administrados pelas cooperativas, assumem a logística de distribuição do leite para todo estado. As três cooperativa que participam do Programa receberam os veículos: Coopaz, que recebeu um caminhão; CPLA, beneficiada com dez; Cooperativa Pindorama, que recebeu outros três veículos.
A nova dinâmica encaminha, segundo o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, o Programa à uma nova fase do ponto de vista organizacional. “Cada vez mais as cooperativas e os produtores se integram ao Programa como parte atuante no processo. A chegada desse equipamento de trabalho vai nos ajudar a reduzir as incidências de prejuízos na perda do leite, além de aumentar a qualidade do produto entregue aos beneficiários. Estamos certos de que podemos produzir muito mais”, reconheceu Monteiro.
Com a destinação de caminhões-frigoríficos, a Cooperativa Pindorama passa atuar de forma completa no Programa do Leite. A unidade fará papel completo na coleta, industrialização no próprio laticínio e entrega nas comunidades.
“Atuar no programa do leite de forma completa nos concede certa independência para buscar crescimento e trabalhar mais o coletivo. Esse atendimento do governo, no intuito de melhorar a operação do Programa, ajudará a estruturar ainda mais a cadeia leiteira e fortalecer ainda mais a agricultura familiar”, pontuou Klécio Santos, presidente da Pindorama. Atualmente a Cooperativa Pindorama, possui um grupo de 800 produtores, produzindo cerca de 14 mil litros por dia, nas regiões circunvizinhas à Coruripe.
Padrão de qualidade
Os veúclos foram adquiridos pelo estado, com recursos próprios, por meio da Secretaria de Agricultura, na ordem de R$ 18 milhões. Os veículos refrigerados da montadora Ford oferecem a amplitude e o padrão de qualidade necessários para preservação nutricional do leite entre um município e outro.
A qualidade dos equipamentos foi um dos pontos destacados pelo governador Renan Filho durante a entrega das chaves. “Esses caminhões vão baratear os custos de produção com o apoio necessário aos pequenos produtores. São veículos de primeira linha que chegam para facilitar o ciclo do leite até chegar as famílias”, disse o governador em discurso.
Mais de 200 produtores, da CPLA, Cooperativa Pindorama e Coopaz, estiveram reunidos no Parque Ceci Cunha, em Arapiraca, para conferir e perto os veículos. O produtor Antônio Carlos aprovou a iniciativa do governo. “Toda medida aplicadas para melhorar o Programa é bem-vinda. Isso vai refletir no nosso trabalho com o leite e ajudar manter vivo esse programa, com possibilidade de crescimento”, avaliou o produtor.
—
Assessoria