Cooperativas do Programa do Leite recebem caminhões para reforçar logística de distribuição

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/04/leite-mal-ou-bem.jpghttp://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/04/leite-mal-ou-bem.jpgCooperativas do Programa do Leite recebem caminhões para reforçar logística de distribuição

Mais benefícios aos agricultores familiares das cooperativas inseridas no Programa do Leite no estado. Durante evento em Arapiraca, na última sexta-feira, 6, os produtores e cooperativas receberam as chaves dos 14 caminhões-frigoríficos e 64 tratores doados pelo governo do estado por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri).

Além de incentivar o aumento de produtividade na agricultura familiar, os caminhões, que serão administrados pelas cooperativas, assumem a logística de distribuição do leite para todo estado. As três cooperativa que participam do Programa receberam os veículos: Coopaz, que recebeu um caminhão; CPLA, beneficiada com dez; Cooperativa Pindorama, que recebeu outros três veículos.

A nova dinâmica encaminha, segundo o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, o Programa à uma nova fase do ponto de vista organizacional. “Cada vez mais as cooperativas e os produtores se integram ao Programa como parte atuante no processo. A chegada desse equipamento de trabalho vai nos ajudar a reduzir as incidências de prejuízos na perda do leite, além de aumentar a qualidade do produto entregue aos beneficiários. Estamos certos de que podemos produzir muito mais”, reconheceu Monteiro.

Com a destinação de caminhões-frigoríficos, a Cooperativa Pindorama passa atuar de forma completa no Programa do Leite. A unidade fará papel completo na coleta, industrialização no próprio laticínio e entrega nas comunidades.

“Atuar no programa do leite de forma completa nos concede certa independência para buscar crescimento e trabalhar mais o coletivo. Esse atendimento do governo, no intuito de melhorar a operação do Programa, ajudará a estruturar ainda mais a cadeia leiteira e fortalecer ainda mais a agricultura familiar”, pontuou Klécio Santos, presidente da Pindorama. Atualmente a Cooperativa Pindorama, possui um grupo de 800 produtores, produzindo cerca de 14 mil litros por dia, nas regiões circunvizinhas à Coruripe.

Padrão de qualidade
Os veúclos foram adquiridos pelo estado, com recursos próprios, por meio da Secretaria de Agricultura, na ordem de R$ 18 milhões. Os veículos refrigerados da montadora Ford oferecem a amplitude e o padrão de qualidade necessários para preservação nutricional do leite entre um município e outro.

A qualidade dos equipamentos foi um dos pontos destacados pelo governador Renan Filho durante a entrega das chaves. “Esses caminhões vão baratear os custos de produção com o apoio necessário aos pequenos produtores. São veículos de primeira linha que chegam para facilitar o ciclo do leite até chegar as famílias”, disse o governador em discurso.

Mais de 200 produtores, da CPLA, Cooperativa Pindorama e Coopaz, estiveram reunidos no Parque Ceci Cunha, em Arapiraca, para conferir e perto os veículos. O produtor Antônio Carlos aprovou a iniciativa do governo. “Toda medida aplicadas para melhorar o Programa é bem-vinda. Isso vai refletir no nosso trabalho com o leite e ajudar manter vivo esse programa, com possibilidade de crescimento”, avaliou o produtor.


Assessoria

Author Description

Fernanda Feliciano

Sem Comentários ainda.

Participe do debate