Sedetur promove 2° Fórum Alagoano de Gás Natural em Arapiraca

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/03/18-11.jpgSedetur promove 2° Fórum Alagoano de Gás Natural em Arapiraca

O gás natural é considerado uma fonte de energia eficiente, limpa e segura. Para fomentar a utilização desse recurso no Estado, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), promoveu o 2º Fórum Alagoano do Gás Natural. Empresários, estudantes e membros de entidades governamentais se reuniram na noite de quinta-feira (22), no teatro do Sesc, em Arapiraca, considerada a capital do Agreste alagoano.

A ação, promovida em parceria com a iniciativa privada, contou com um ciclo de palestras, abordando temas como aplicações do gás natural e os benefícios de sua cogeração e geração distribuída, atraindo a atenção de mais de cem alunos de cursos como Engenharia de Petróleo (Unit) e Química, Química Industrial e Biologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O estudante do quarto período de Química Industrial da Ufal, Anderson Selton dos Santos, conta que o conhecimento compartilhado agregou a sua formação. “Foi uma oportunidade incrível para trocar conhecimentos, adquirir experiência e, também, pelo networking. É essencial conhecer quem trabalha na área em que pretendo pesquisar”, disse.

Para o professor Marcos Antônio Costa Júnior, da Universidade Tiradentes em Arapiraca, a aproximação dos alunos com os empresários do setor é essencial para o desenvolvimento do Estado.

“A presença e participação dos alunos foram grandes. Pra eles é de grande importância ter esse contato com os empresários e representantes dos governos estadual e municipal, porque é daqui que vão nascer novas políticas do setor para o futuro, quando eles estarão no mercado de trabalho”, contou o professor Marcos.

Gasoduto Penedo/Arapiraca

A Algás, companhia distribuidora do gás natural em Alagoas, foi uma das parceiras no evento, realizando uma oficina sobre o trabalho da empresa e o gasoduto Penedo/Arapiraca, que ,em breve, será inaugurado pelo Governo do Estado.

O gerente comercial da Algás, Fábio de Sousa, conta que o gasoduto irá fomentar o desenvolvimento econômico do interior. “É incalculável o benefício que ele vai trazer para a economia do Estado e o desenvolvimento dos municípios, tendo em vista se tratar de uma matriz energética diversificada, de baixo custo, eficiente e que traz vantagens operacionais a grandes e pequenos empreendimentos”, conta.

Sobre o Fórum, Sousa disse que é uma oportunidade de os estudantes se interarem sobre as potencialidades do gasoduto para a região. “Nós apostamos nessa integração da classe estudantil, governo e empresários para o desenvolvimento do gás natural em Alagoas, que não beneficia só quem vende e quem compra, mas toda a cadeia produtiva. Esses estudantes no futuro estarão no mercado de trabalho, pensando em novas tecnologias e práticas que poderão ser enriquecidas com o uso do gás natural”, disse.

O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jurandir Boia Rocha, ressaltou o papel do Governo do Estado em fomentar o uso da energia do gás natural.

“O Governo de Alagoas, por meio da Sedetur e da Algás, vai além na questão da promoção do uso do gás natural. Com a entrega do gasoduto Penedo/Arapiraca, um novo leque de desenvolvimento se abrirá para a região Agreste do Estado, que possuiu cidades de logística privilegiada em relação a todo o Nordeste. Paralelo a isso, precisamos ter mão de obra qualificada para poder trabalhar com esta nova demanda que se abre. É justamente isso que estamos fomentando com a realização do Fórum, despertando nos empresários e estudantes o interesse nas tecnologias e possibilidades do gás natural”, explicou o secretário Jurandir Boia Rocha.

Agência Alagoas

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate